Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2017v22n1e30761Resumo
Os arranjos internacionais recentes reconfiguraram a relação entre o cruzamento de fronteiras e a permanência dos imigrantes nas sociedades de acolhimento. Além disso, novas questões como o transnacionalismo, o multiculturalismo, as identidades étnicas e as estratégias dos imigrantes nas sociedades de destino colocam à prova os tradicionais processos de integração. À l’evidence, migrar tornou-se um ato político. Hoje, variáveis como o gênero e as práticas corporais, além da atuação de organismos supranacionais, entram em choque com as políticas migratórias austeras e restritivas que ressurgem em diversos países do mundo. Em consequência, cada pesquisa que se realiza parece trazer também uma denúncia (social e política) de um mundo que se estranha, justamente quando o deslocamento é mais simples e os contatos mais frequentes. O dossiê “Migrações internacionais contemporâneas”, publicado neste número 1 do volume 22 de Mediações, buscou assim retratar parte dessas inúmeras pesquisas, conceituais e empíricas, registradas atualmente.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.