Gingando na lusofonia: a institucionalização da capoeira em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2016v21n2p144Palavras-chave:
Capoeira, Esporte, Cultura, InstitucionalizaçãoResumo
A capoeira é uma prática cultural e esportiva de origem afro-brasileira que chega a Portugal no final dos anos oitenta com a emigração brasileira e hoje é praticada em todo país. O presente artigo pretende analisar o impacto decorrente do processo de institucionalização da capoeira em Portugal, iniciado pelo Estado português em 2010, junto à comunidade luso-brasileira de praticantes. Tenciona ainda: verificar as contradições do processo no que toca à compreensão dos diversos atores sobre o que é a capoeira e como deve ser concebida, bem como perceber as relações de poder entre o Estado e as instituições desportivas representativas dos capoeiristas. A fim de realizar esta tarefa, foram entrevistados os diferentes atores envolvidos e analisada a documentação referente ao tema.Downloads
Referências
BURLAMAQUI, Aníbal. Ginástica nacional (capoeiragem), metodizada e regrada. Rio de Janeiro, 1928.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma história dos costumes. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1992.
FALCÃO, José Luis Cirqueira. A escolarização da capoeira. Brasília: Editora Royal Court, 1996.
FALCÃO, José Luis Cirqueira. O jogo da capoeira em jogo e a construção da práxis capoeirana. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2004.
FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE CAPOEIRA. Disponível em: http://www. fpcapoeira.org/. Acesso em: 24 fev. 2015.
FONSECA, Vivian. A capoeira e o mundo do trabalho: embates acerca da profissionalização. Cadernos AEL, Campinas, n. 28, 2010. Disponível em: http://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/ael/article/view/2586/1996. Acesso em: 1 abr. 2015.
GILROY, Paul. O atlântico negro: modernidade e dupla consciência. São Paulo: Editora 34, 2001.
NASCIMENTO, Ricardo César Carvalho. Mandinga for export: a globalização da capoeira na Europa. 2015. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2015.
PORTAL CAPOEIRA. Disponível em: http://portalcapoeira.com/. Acesso em: 24 fev. 2015.
POURDEUS JUNIOR, Ismael. Portugal em transe: transnacionalização das religiões afro-brasileiras: conversão e performance. Lisboa: Imprensa das Ciências Sociais, 2009.
SARAIVA, Clara. Afro-brazilian religions in Portugal: bruxos, priests and pais de santo. Disponível em: https://etnografica.revues.org/292. Acesso em: 8 fev. 2011.
SOARES, Carlos Eugénio Líbano. A negrada instituição: os capoeiras no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, 1994. (Coleção Biblioteca Carioca).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Ricardo Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.