Os circuitos de trabalho indígena: possibilidades e desafios para acadêmicos e profissionais Kaingang na gestão das políticas públicas
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2014v19n2p129Palavras-chave:
Educação superior indígena, Políticas afirmativas, Povos indígenas, Profissionais KaingangResumo
A atuação de profissionais indígenas formados pelas universidades públicas brasileiras é um fenômeno recente, sendo o Paraná, desde 2002, pioneiro na implementação de ações dessa natureza. Resultado de pesquisas realizadas, esse trabalho intenciona refletir sobre as trajetórias dos acadêmicos indígenas e a emergência de profissionais Kaingang na constituição de novos circuitos de trabalho, voltados à gestão de políticas sociais. Essas trajetórias evidenciam o duplo pertencimento desses sujeitos e a assunção das contradições envoltas nesse processo.Downloads
Referências
BARTH, Frederik. Grupos étnicos e suas fronteiras. Bergen, Oslo: Universite tsforlagets, 1969. In: POUTIGNAT, Philippe.; STREIFF-FENART, Jocelyne. Teorias da etnicidade: seguido de grupos étnicos e suas fronteiras de Fredrik Barth. São Paulo: Ed. UNESP, 1998. p. 185-228.
CAPELO, Maria Regina C.; TOMMASINO, Kimiye. Conflitos e dilemas da juventude indígena no Paraná: escolarização e trabalho como acesso à modernidade. Cadernos CERU, São Paulo, n. 15, 2004.
FARIA, José Henrique de. Economia política do poder. Curitiba: Juruá, 2007. v. 1.
FERNANDES, Ricardo C. Política e parentesco entre os Kaingang: uma análise etnológica. 2003. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
IBGE. Censo 2010: população indígena é de 896,9 mil, tem 305 etnias e fala 274 idiomas. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/ Acesso em: 27 out. 2014.
LIMA, Antonio C. de Souza. Estado e povos indígenas no Brasil: bases para uma nova política indigenista, Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria/LACED, 2002.
LUCIANO, Gersem dos Santos. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. LACED/ Museu Nacional, 2006.
MOTA, Lucio Tadeu. Os índios Kaingang e seus territórios nos campos do Brasil meridional na metade do século XIX. In: MOTTA, Lucio Tadeu; NOELLI, Francisco S.; TOMMASINO, Kimiye. (Org.). Uri e Wãxi: estudos interdisciplinares dos Kaingang. Londrina: UEL, 2000.
OLIVEIRA, João Pacheco; FREIRE, Carlos A. R. A presença indígena na formação do Brasil. Brasília: MEC/SECAD; LACED/ Museu Nacional, 2006.
PAULINO, Marcos M. Povos indígenas e ações afirmativas: o caso do Paraná. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
PERES, Sidnei C. Ação afirmativa e direitos culturais diferenciados: as demandas indígenas pelo ensino superior. In: LIMA, A. C. S.; BARROSO-HOFFMANN, Maria (Org.). Desafios para uma educação superior para os povos indígenas no Brasil: políticas públicas de ação afirmativa e direitos culturais diferenciados. Rio de Janeiro: Museu Nacional/LACED, 2007.
TOMMASINO, Kimiye. Território e territorialidade Kaingang: resistência cultural e historicidade de um grupo Jê. In: MOTTA, Lucio Tadeu; NOELLI, Francisco S.; TOMMASINO, Kimiye. (Org.). Uri e Wãxi: estudos interdisciplinares dos Kaingang. Londrina: UEL, 2000.
TOMMASINO, Kimiye. A história dos Kaingang da bacia do Tibagi: uma sociedade Jê meridional em movimento. 1995. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995.
TOMMASINO, Kimiye; FERNANDES, Ricardo C. Kaingang. In: INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL - ISA. Povos indígenas no Brasil. 2001.
VEIGA, Juracilda. Organização social e cosmovisão Kaingang: uma introdução ao parentesco, casamento e nominação em uma sociedade Jê meridional. 1994. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade de Campinas, Campinas, 1994.
VEIGA, Juracilda. Cosmologia e práticas rituais Kaingang. 2000. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade de Campinas, Campinas, 2000.
VEIGA, Juracilda; D'ANGELIS, Wilmar da R. Bilingüismo entre os Kaingang: situação atual e perspectivas. In: MOTTA, Lucio Tadeu; NOELLI, Francisco S.; TOMMASINO, Kimyie (Org.). Uri e Wãxi: estudos interdisciplinares dos Kaingang. Londrina: UEL, 2000.
WOLF, Eric R. Aspectos das relações de grupo em uma sociedade complexa: México. (1956). In: FELDMAN-BIANCO, Bela; RIBEIRO, Gustavo L. (Orgs.). Antropologia e poder. Contribuições de Eric R. Wolf. Brasília: Editora UnB; São Paulo: Imprensa Oficial de São Paulo; Editora Unicamp, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Wagner Roberto do Amaral, Michelle Aparecida Rodrigues, Jenifer Araujo Barroso Bilar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.






























