v. 22 n. 2 (2016)

Publicado: 2016-12-30
  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p5
    Márcia Elisa Teté Ramos
    5-6

Apresentação

  • Apresentação

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p7
    Giovani José da Silva
    7-9

Dossiê: Ensino de História & Temas Transversais

  • Alfabetização e ética: um trabalho interdisciplinar de formação docente e discente

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p11
    Ana Lúzia Magalhães Carneiro
    11-32
  • O Parque Indígena do Xingu e o Congo Belga: ensino de História e pluralidade cultural nos anos iniciais do Ensino Fundamental

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p33
    Anna Maria Ribeiro Moreira da Costa
    33-48
  • Ensino de História e Meio Ambiente: uma difícil aproximação

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p49
    Ely Bergo de Carvalho, Jamerson de Sousa Costa
    49-71
  • Ensino de História e orientação sexual: Uma reflexão sobre sexualidades na escola a partir de contribuições da Psicologia Social e da Teoria Queer

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p73
    Giovani José da Silva, Jaime de Sousa Silva
    73-94
  • Discussão sobre o envelhecimento como instrumento para educação em saúde no Ensino de História

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p95
    Luciane Pedro
    95-109
  • Educação para o consumo: uma proposta transversal para o Ensino de História

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p111
    Maria Belintane Fermiano
    111-135

Artigos

  • A importância da articulação teoria e prática nos percursos formativos dos professores de história

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p137
    Janote Pires Marques, Augusto Ridson de Araújo Miranda
    137-163
  • O uso das imagens no ensino de história: reflexão sobre o uso e a interpretação das imagens dos povos indígenas

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p165
    Roseane Maria de Amorim, Cintia Gomes da Silva
    165-187
  • O ensino de história e o protagonismo discente: desafios na Amazônia rondoniense

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p189
    Adriane Pesovento, Denise Pereira Rodrigues, Janiny Kélvia Pisoler Hell
    189-205
  • Ensinar história nos anos iniciais do Ensino Fundamental: desafios conceituais e metodológicos

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p207
    Patrícia Karla Soares Santos Dorotéio
    207-228
  • Visibilizando os sujeitos históricos: Movimento negro, a intelectualidade acadêmica e a emergência da Lei n. 10.639/03

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p229
    Amauri Júnior Silva Santos
    229-246
  • Aprendizagem histórica e cultura histórica: Contributos para investigações sobre o lugar da intersubjetividade na formação histórica.

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p247
    Rafael Reinaldo Freitas
    247-262
  • As possibilidades da literatura infantil/juvenil no processo de aprendizagem histórica

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p263
    Ana Beatriz Accorsi Thomson
    263-279

História da Educação

  • Graduação em história no extremo norte do Brasil: desafios e possibilidades

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p281
    José Petrúcio Farias Júnior, Ana Cristina Rocha Silva
    281-296

Resenhas

  • Ensino (d)e história indígena: um livro necessário

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p297
    Maria Cristina Floriano Bigeli
    297-304

Expediente

  • Expediente v. 22, n 2 (2016)

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p305
    305