Educação para o consumo: uma proposta transversal para o Ensino de História

Autores

  • Maria Belintane Fermiano Faculdades NetWork - Nova Odessa

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p111

Palavras-chave:

História e consumo, Educação para o consumo, Trabalho e consumo

Resumo

Os Parâmetros Curriculares Nacionais foram lançados, em 1997, como subsídios para apoiar o projeto da escola na sua organização curricular e, dessa forma, atender as diversas realidades e necessidades de escolas e alunos de cada região brasileira. A grande novidade centrou-se nos cinco temas transversais, que flexibilizariam o trabalho com assuntos atuais e importantes para o desenvolvimento da cidadania e contextualização dos conteúdos escolares. Dada a importância do tema transversal Trabalho e Consumo, nos dias atuais, apresentamos a Educação para o Consumo como uma proposta para o ensino de História, uma vez que vai ao encontro dos objetivos da área e aborda: a construção de identidade a partir do consumo; a relação do marketing com crianças e jovens; o consumo como uma relação de desigualdade; a compreensão de assuntos econômicos; a educação para o consumo consciente e a cidadania. 

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Biografia do Autor

Maria Belintane Fermiano, Faculdades NetWork - Nova Odessa

Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora das Faculdades NetWork/Nova Odessa.

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Publicado

2016-12-30

Como Citar

Fermiano, M. B. (2016). Educação para o consumo: uma proposta transversal para o Ensino de História. História & Ensino, 22(2), 111–135. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p111

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de História & Temas Transversais