Alfabetização e ética: um trabalho interdisciplinar de formação docente e discente
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p11Palavras-chave:
Alfabetização e ética, Projeto especial de ação, formação docente e discente, Práticas interdisciplinares.Resumo
O trabalho sobre a temática da Ética proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) é essencial para o desenvolvimento da autonomia de crianças e adolescentes. Entretanto, as dificuldades de aprendizagem principalmente no sistema público de educação, impõem práticas educativas focadas na leitura, escrita e cálculos básicos, em detrimento dos problemas da realidade das comunidades escolares. Quando as escolas decidem desenvolver projetos sobre as relações de desrespeito e o tipo de imagem que as crianças constroem de si e do “outro”, a área de História passa a assumir o trabalho de formação. Este artigo pretende discutir uma experiência vivenciada por professores e alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, na qual a alfabetização e a ética constituíram-se como eixos para o desenvolvimento de um projeto de formação/ação docente e discente.Downloads
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Referências
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Publicado
2016-12-30
Como Citar
Carneiro, A. L. M. (2016). Alfabetização e ética: um trabalho interdisciplinar de formação docente e discente. História & Ensino, 22(2), 11–32. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p11
Edição
Seção
Dossiê: Ensino de História & Temas Transversais
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