Alfabetização e ética: um trabalho interdisciplinar de formação docente e discente

Autores

  • Ana Lúzia Magalhães Carneiro Secretaria de Educação Municipal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p11

Palavras-chave:

Alfabetização e ética, Projeto especial de ação, formação docente e discente, Práticas interdisciplinares.

Resumo

O trabalho sobre a temática da Ética proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) é essencial para o desenvolvimento da autonomia de crianças e adolescentes. Entretanto, as dificuldades de aprendizagem principalmente no sistema público de educação, impõem práticas educativas focadas na leitura, escrita e cálculos básicos, em detrimento dos problemas da realidade das comunidades escolares. Quando as escolas decidem desenvolver projetos sobre as relações de desrespeito e o tipo de imagem que as crianças constroem de si e do “outro”, a área de História passa a assumir o trabalho de formação. Este artigo pretende discutir uma experiência vivenciada por professores e alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, na qual a alfabetização e a ética constituíram-se como eixos para o desenvolvimento de um projeto de formação/ação docente e discente.

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Biografia do Autor

Ana Lúzia Magalhães Carneiro, Secretaria de Educação Municipal de São Paulo

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente Adjunta do Centro Universitário São Camilo de São Paulo. Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação Municipal de São Paulo.

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Publicado

2016-12-30

Como Citar

Carneiro, A. L. M. (2016). Alfabetização e ética: um trabalho interdisciplinar de formação docente e discente. História & Ensino, 22(2), 11–32. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p11

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de História & Temas Transversais