O ensino de história e o protagonismo discente: desafios na Amazônia rondoniense
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p189Palavras-chave:
Ensino de História, Ensino-aprendizagem, Programa de Iniciação à DocênciaResumo
A disciplina de História é geralmente vista como matéria de difícil entendimento por parte dos educandos. Tal constatação decorre do fato de que uma significativa parcela dos educandos não reconhece a relevância do estudo do passado num tempo presente repleto de informações e novidades. Para alguns analistas, esta situação decorre da falta de diálogo em sala entre docente e discente, bem como da ausência de conexão e problematização entre o passado estudado e o presente vivido, que influencia negativamente o processo de ensino-aprendizagem da história, visto que os estudantes continuam a percebê-la como uma linha do tempo com sucessivos acontecimentos factuais apesar de toda a crítica a essa abordagem, na qual os fatos são narrados em ordem cronológica e de certo modo evolutiva. Para pensar possíveis abordagens metodológicas que transformem a percepção dos educando em relação à História ensinada, o presente estudo visa problematizar as questões observadas durante as atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID, realizadas no 7º ano do ensino fundamental da Escola E. E. F. e M. Cândido Portinari, no município de Rolim de Moura, na Amazônia rondoniense. A partir das informações levantadas com entrevistas semi-estruturadas e observações, procura-se refletir acerca da denominada perspectiva “tradicional” e das “novas” possibilidades metodológicas no fazer histórico em sala de aula. A perspectiva refere-se a pensá-las como posturas que valorizam a relação entre o passado e o presente por meio da história local e consequentemente possibilitem aos educandos se verem como sujeitos históricos.
Downloads
Referências
BORGES, M. E. L. História e Fotografia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
FERNANDES, J. R. O. Um lugar na Escola para a História Local. Ensino em Revista, jan/dez, 1995. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/viewFile/7809/5165. Acesso em: 4 dez. 2015.
KARNAL, L. História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 6 ed. São Paulo: Contexto, 2010.
PAIVA, E. F. História & Imagens. Coleção: História & Reflexão Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
PINSKY, C B.; PINSKY, J. Por uma História prazerosa e consequente. In.: KARNAL, L. (Org.) História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
NAPOLITANO, M. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.
ROCHA, A. C. Proposta metodológica para o ensino de história. Revista de Ciências Humanas, Erechim, v. 4, n. 4, 2003.
SCHMIDT, M. A.; CAINELLI, M. Ensinar história. São Paulo: Scipione, 2010.
VILLALTA, L. C. Reconstruindo e Ensinando a História no Nível Fundamental (5ª à 8ª séries). Metodologia da investigação. Revista Caderno do Professor. n. 3, 1998
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 História & Ensino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.