A importância da articulação teoria e prática nos percursos formativos dos professores de história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p137

Palavras-chave:

Percursos Formativos, Professores de História, Articulação Teoria e Prática, Educação Histórica, Didática da História

Resumo

Este artigo visa problematizar possibilidades para relações entre teoria e prática na formação e nas práticas dos professores de História, suscitadas a partir de reflexões acerca de nossas experiências docentes de professores do ensino básico e superior, além de pesquisadores do Ensino de História. A metodologia empregada é de análise bibliográfica e documental, visando articular os percursos formativos, saberes e práticas na formação do historiador-professor. Partimos da compreensão de formação docente como percurso formativo (TARDIF (2014)), em que os saberes docentes mobilizados na profissão docente são adquiridos ao longo de uma trajetória de vida. Com base nesta compreensão, partimos dos estudos em Educação Histórica (LEE, 2001; BARCA, 2001) e das reflexões historiográficas da Didática da História (RÜSEN, 2006) como possibilidades de constituição de saberes que articulem teoria e prática (saberes da ação pedagógica, nos dizeres de Gauthier et al (1998)). Além dos saberes da ação pedagógica, questionamos o papel das legislações educacionais na promoção da articulação teoria-prática da formação dos professores de História, almejada nos discursos das políticas educacionais. Entendemos a relevância deste esforço reflexivo nos estudos em Educação, com ênfase nos de Formação de Professores de História (FONSECA, 2012)), mas igualmente nos estudos históricos, em que a articulação teoria-prática faça parte do métier do historiador (CERTEAU, 2009), também professor.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Janote Pires Marques, Faculdade Ateneu - FATE

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Faculdade Ateneu - FATE; Professor de História na Educação Básica.

Augusto Ridson de Araújo Miranda, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará.

Referências

ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

BARCA, I. Educação Histórica: Uma nova área de investigação. Revista da Faculdade de Letras. Porto: III Série, vol.2, 2001.

BARCA, I. Literacia e consciência histórica. Educar. Curitiba: Editora UFPR, (Especial) p. 93-112, 2006.

BARROS, J. D’A. Teoria da História. Princípios e conceitos fundamentais. Vol. 1. 2.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

BITTENCOURT, C. M. Fernandes. Ensino de História: fundamentos e Métodos. 4.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011.

BITTENCOURT, C. M. (Org.). O saber histórico na sala de aula. 12.ed. São Paulo: Contexto, 2015.

BLOCH, M. Apologia da História ou o Ofício de historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BOURDÉ, G.; MARTIN, H. Las escuelas históricas. Trad. Rosina Lajo y Victória Frígola. 2.ed. Madrid: Akal Universitária, 2004. (Serie Historia Contemporánea)

BRASIL. Secretaria da Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC – Secretária de Educação Médio e Tecnológica (Semtec), 1999.

BURKE, P. (Org.). A escrita da História: novas perspectivas. São Paulo: Editora Unesp, 1997.

CAIMI, F. E. Porque os alunos (não) aprendem história? Tempo, vol. 11, n. 21, 2006.

CAINELLI, M. Os saberes docentes de futuros professores de história: a especificidade do conceito de tempo. Currículo sem Fronteiras, v.8, n.2, p.134- 147, Jul/Dez 2008.

CERTEAU, M. de. A escrita da História. 2.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

CHARTIER, R. A História Cultural: Entre Práticas e Representações. Rio de Janeiro: Bertrand, 1990.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. In: Revista Teoria & Educação, Porto Alegre, 1990.

FONSECA, S. G. Didática e Prática de Ensino de História. 13 ed. rev. e ampl. Campinas: Papirus, 2012. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico)

FONSECA, S. G.; ZAMBONI, E. (Org.). Espaços de formação do professor de História. Campinas: Papirus, 2008. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico)

GAUTHIER, C. et al. Tradução Francisco Pereira. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijui, RS: UNIJUÍ, 1998. (Coleção Fronteiras da Educação)

GERMINARI, G. A educação histórica: a constituição de um campo de pesquisa. In: Revista História da Educação Brasileira, Campinas, 2011.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Trad. Silvana Cobucci Leite. 9.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LEE, P. Progressão da compreensão dos alunos em História. In: BARCA, Isabel (Org.). Perspectivas em Educação Histórica. Actas das Primeiras Jornadas Internacionais de Educação Histórica. Universidade do Minho, p.12-29, 2001.

LEE, P. Em direção a um conceito de literacia histórica. Educar em Revista, Dossiê Educação Histórica, 2006.

MAGALHÃES JUNIOR, A. G. Ao abrir dos olhos, a angustia ou quando da expulsão do paraíso: formação do professor pesquisador: In: SALES, J. Á. M.; BARRETO, M. C.; FARIAS, Isabel Maria Sabino de (Org.). Docência e formação de professores: novos olhares sobre temáticas contemporâneas. Fortaleza: EdUECE, 2009.

MAGALHÃES JUNIOR, A. G.; SILVA NETA, M. de L. da; CECATTO, A. Ensinar e aprender: avaliação no ensino de História. XX EPENN. Manaus, AM. 2011.

MENEGUELLO, C.; Olimpíada Nacional em História do Brasil – uma aventura intelectual?, 2011. Disponível em: www.anpuh.org/arquivo/download?ID_ARQUIVO=11915. Acesso em: 22 dezembro de 2016

MIRANDA, S. R. Lugares de Memória, Espaços de Formação: elos invisíveis na constituição do conhecimento histórico de professores. In.: FONSECA, Selva Guimarães; ZAMBONI, E. (Org.). Espaços de formação do professor de História. Campinas: Papirus, 2008. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico)

MONTEIRO, Ana Maria. Professores de História: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad, 2007.

NADAI, E. O ensino de História no Brasil: trajetória e perspectiva. Revista Brasileira de História. São Paulo, v.13, n.25/26, set.92/ago.93, p.143-162.

NAPOLITANO, M. A televisão como documento. In.: BITTENCOURT, Circe (Org.). O saber histórico na sala de aula. 12.ed. São Paulo: Contexto, 2015.

NÓVOA, A. Para o estudo sócio-histórico da gênese e desenvolvimento da profissão docente. Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 4, p. 109-139, 1991.

PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1993.

PIMENTA, S. G.. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 8.ed., São Paulo: Cortez, 2009.

RAMOS, M. E. T.; CAINELLI, M. R. A relação entre a teoria e a prática na formação de professores de História. Revista História e Perspectivas, Uberlândia, 2014.

REIS, J. C. A História, entre a Filosofia e a Ciência. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

RÜSEN, J. Didática da História: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. Revista Práxis Educativa, Ponta Grossa, PR, 2006.

RÜSEN, J. História viva. Trad. Estevão de Rezende Martins. Brasília: Unb, 2007.

RÜSEN, J. O desenvolvimento da competência narrativa na aprendizagem histórica: uma hipótese ontogenética relativa à consciência moral. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (orgs.) Jörn Rüsen e o Ensino de História. Curitiba: Ed. UFPR, 2011. pp. 51-77

BARCA, I.; MARTINS, E. de R. (Org.) Jörn Rüsen e o Ensino de História. Curitiba: Ed. UFPR, 2011. pp. 51-77

SCHMIDT, M. A. Concepções de aprendizagem histórica presentes em propostas curriculares brasileiras. História Revista, Goiânia, 2009.

SCHMIDT, M. A. Cultura histórica e cultura escolar: diálogos a partir da educação histórica. História Revista, Goiânia, 2012.

SCHMIDT, M. A. Literacia histórica: um desafio para a educação histórica no século XXI. Revista História e Ensino, 2009.

SCHMIDT, M. A. CAINELLI, M. Ensinar História. Pensamento e ação na sala de aula. 2 ed.- São Paulo: Scipione, 2009

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

TARDIF, M.;LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 8.ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

VIEIRA, S. L. Política(s) e Gestão da Educação Básica: revisitando conceitos simples. RBPAE, v.23, n.1, p. 53-69, jan/abril 2007.

VILLALTA, L. C. Dilema da relação teoria e prática na formação do professor de História: alternativas em perspectiva. Revista Brasileira de História, São Paulo, v.13, n.25/26, 1993, p.223-232.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Marques, J. P., & Miranda, A. R. de A. (2016). A importância da articulação teoria e prática nos percursos formativos dos professores de história. História & Ensino, 22(2), 137–163. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p137

Edição

Seção

Artigos