Ensino híbrido e ambiente virtual de aprendizagem na aula de inglês: a perspectiva de alunos do ensino médio técnico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n2p133

Palavras-chave:

Ensino híbrido, Ambiente virtual de aprendizagem, Aplicativos educacionais

Resumo

Esta pesquisa busca criar inteligibilidade sobre a introdução de um ensino híbrido da língua inglesa no contexto do ensino médio técnico de uma escola pública. A proposta pedagógica incluiu a realização de exercícios diários em aplicativos educacionais e de tarefas específicas para revisão e aprofundamento de conteúdo das aulas postadas periodicamente em um ambiente virtual de aprendizagem. Assim, a fundamentação teórica inclui os seguintes temas: ensino híbrido (GARRIDO, 2009; GEBRAN, 2009; BACICHI e MORAN, 2015; MORAN, 2015), ambientes virtuais de aprendizagem (DILLENBOURG, SCHNEIDER e SYNTEKA, 2002) e learning management system (BERKING e GALLAGHER, 2013). Com o objetivo de investigar a utilização e avaliação dos recursos on-line integrados à disciplina a partir da perspectiva dos alunos, foi conduzido um estudo de caso de natureza etnográfica (ANGROSINO, 2005; HARRIS, 2008; YIN, 2009), contando com entrevistas presenciais e registros dos conteúdos (atividades e recursos) do ambiente virtual de aprendizagem para a geração de dados. Os resultados indicam que os estudantes avaliam o ensino híbrido positivamente, mas privilegiam efetuar as tarefas postadas no ambiente virtual e não as tarefas diárias dos aplicativos educacionais.

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Biografia do Autor

Thamiris Oliveira de Araujo, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutoranda  em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.  Professora no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense.

Mariana Guedes Bartolo, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

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Publicado

29-12-2021

Como Citar

ARAUJO, Thamiris Oliveira de; BARTOLO, Mariana Guedes. Ensino híbrido e ambiente virtual de aprendizagem na aula de inglês: a perspectiva de alunos do ensino médio técnico. Entretextos, Londrina, v. 21, n. 2, p. 133–152, 2021. DOI: 10.5433/1519-5392.2021v21n2p133. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/42189. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos