Retextualizando das fábulas aos quadrinhos: Um estudo sobre os aspectos da retextualização escrita em sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2020v20n2p145

Palavras-chave:

Retextualização, Escrita em sala de aula, Fábulas, História em quadrinhos.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo evidenciar maneiras de operar no ensino do funcionamento da língua a partir de textos, mais especificamente através da aplicação e análise de uma atividade de retextualização realizada da fábula para histórias em quadrinhos. A intenção seria compreender a movimentação de aspectos específicos durante o processo de retextualização escrita entre gêneros multimodais, realizado por uma díade de alunos de uma turma do 6o ano do ensino fundamental. A metodologia utilizada apresenta o viés qualitativo, com a pesquisa-ação enquanto foco carreado à aplicação de um projeto de intervenção pedagógica em sala de aula, com discussão, leitura e atividades escritas e orais forjadas a partir de ambos os gêneros eleitos à pesquisa, e, ao final, produção das retextualizações pelas duplas de alunos. A fundamentação teórica trazida para a investigação diz respeito aos estudos sobre a escrita multimodal (DIONISIO, 2011, 2014), perpassando pela retextualização da fala para escrita (MARCUSCHI, 2008a) e da escrita para escrita em sala de aula (DELL’ISOLA, 2017; DIKSON, 2018a; 2019), sendo as análises do corpus realizadas a partir do retexto proposto em escrita-escrita. Os resultados demonstraram, num primeiro plano, a significativa relevância de levar a retextualização como recurso pedagógico presente e constante no ambiente escolar, e num segundo, as análises permitiram apreender que as crianças marcam em seus textos uma forte bagagem enciclopédico-cultural num continuum de movimentos escritos, multimodais, linguísticos e cognitivos.

Biografia do Autor

Valéria Simões Freitas, Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco e do Município de Garanhuns.

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras (PROFLETRAS), da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE/UAG)

Dennys Dikson, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE-UFRPE/UAG)

Professor do Departamento de Letras da UFRPE/UAG; docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da UFAPE-UFRPE/UAG.

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Publicado

11-12-2020

Como Citar

FREITAS, Valéria Simões; DIKSON, Dennys. Retextualizando das fábulas aos quadrinhos: Um estudo sobre os aspectos da retextualização escrita em sala de aula. Entretextos, Londrina, v. 20, n. 2, p. 145–174, 2020. DOI: 10.5433/1519-5392.2020v20n2p145. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/40699. Acesso em: 3 jul. 2024.

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