Entre o trabalho planificado e o realizado: configurações do agir docente de uma professora de Inglês para crianças no estágio supervisionado
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2019v19n1p309Palavras-chave:
Interacionismo sociodiscursivo, Agir docenteResumo
O objetivo desse artigo é apresentar uma análise do agir de uma professora de língua inglesa em formação inicial (PIFI), no desenvolvimento de sua “tarefa de dar aula” no estágio supervisionado obrigatório desenvolvido da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Para a análise, enfocamos o agir linguageiro da PIFI durante a entrevista sobre seu trabalho planificado e gravado em vídeo do desenvolvimento de sua “atividade aula”. Para a análise, fundamentamo-nos teórico e metodologicamente nos pressupostos do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 2008, 2012). Para a análise do agir linguageiro da PIFI investigamos as condições de produção dos textos e a coerência pragmática (gestão das vozes e de modalizações), visto que esses aspectos podem contribuir para a apreensão do agir linguageiro. Os resultados revelam que a prática da PIFI está permeada de prescrições de ordem institucional e da didática, ao mostrar que se baseia, por vezes, em perspectivas teóricas com as quais teve contado durante a graduação. A análise desse agir linguageiro possibilitou repensar novos rumos na formação do professor de língua inglesa para crianças (LIC).
Downloads
Referências
ANJOS-SANTOS, Lucas Moreira.; CRISTÓVÃO, Vera Lúcia Lopes. Gêneros textuais e educação inicial de professores de línguas estrangeiras: representações, desejos e (im)possibilidades. In: MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane Gouvea; FERREIRA, Anise (org.). O professor e seu trabalho: a linguagem revelando práticas docentes. Campinas: Mercado de Letras, 2011. v. 1, p. 257-282.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997. p. 279-326.
BARRICELLI, Ermelinda. O trabalho do professor de educação infantil interpretado em textos oficiais. In: MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane Gouvêa; FERREIRA, Anise D’Orange (org.). O professor e seu trabalho: a linguagem revelando práticas docentes. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011. v. 1, p. 97-118.
BARROS, Eliana Merlin Deganutti. O trabalho do professor sob o ponto de vista dos gestos didáticos. RBLA, Belo Horizonte, MG, v. 13, n. 3, p. 741-769, 2013.
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Tradução de Anna Rachel Machado. 2. ed. São Paulo, EDUC: 2012.
BRONCKART, Jean-Paul. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Tradução de Anna Rachel Machado. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2008. CLOT, Yves. A função psicológica do trabalho. Petrópolis: Vozes, 1999. CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes; FOGAÇA, Francisco. Desenvolvimento: um conceito constitutivo do gênero profissional docente. In: Vera Lúcia Lopes; CRISTOVÃO, Francisco (org.). Estudos da linguagem à luz do interacionismo sociodiscursivo. Londrina: UEL, 2008. p. 13-33. EGIDO, Alex Alves. Ética emancipatória em pesquisas educacionais. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12., 2015, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: PUCPR, 2015. v. 1. p. 34168-34179. ENEVER, Janet. ELLiE: early language learning in Europe. London: British Council, 2011.
FAITA, Daniel. Gêneros de discurso, gêneros de atividade, análise da atividade do professor. In: MACHADO, Anna Rachel (org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004. p. 55-80.
LOUSADA, Eliane Gouvêa. A emergência da voz do métier em textos sobre o trabalho do professor. In: MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane Gouvêa; FERREIRA, Anise A. D’Orange (org.). O professor e seu trabalho: a linguagem revelando práticas docentes. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011. v. 1, p. 61-96.
MACHADO, Anna Rachel. Desenvolvimento profissional na atividade de produção coletiva de material. In: CRISTÓVÃO, Vera Lúcia (org.). Atividade docente e desenvolvimento. Campinas, SP: Pontes Editores, 2001.
MACHADO, Anna Rachel. Por uma concepção ampliada do trabalho do professor. In: GUIMARÃES, Ana Maria de Matos; MACHADO, Anna Rachel; COUTINHO, Antónia. O interacionismo sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2009a. p. 77-97.
MACHADO, Anna Rachel. Trabalho prescrito, planificado e realizado na formação de professores: primeiro olhar. In: MACHADO, Anna Rachel; ABREUTARDELLI, Lilia; CRISTOVÃO, Vera Lucia Lopes (org.). Linguagem e educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009b. p. 79-99.
MACHADO, Anna Rachel; BRONCKART, Jean-Paul. Reconfigurações do trabalho do professor construídas nos e pelos textos: a perspectiva metodológica do grupo. In: MACHADO, Anna Rachel; ABREU-TARDELLI, Lilia; CRISTOVÃO, Vera Lucia Lopes (org.). Linguagem e educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009.
MACHADO, Anna Rachel; FERREIRA, Anise A. D’Orange; LOUSADA, Eliane Gouvêa. Breve definição dos fundamentos e procedimentos dos estudos do trabalho do professor. In: MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane Gouvêa; FERREIRA, Anise A. D'Orange (org.). O professor e seu trabalho: a linguagem revelando práticas docentes. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011. v. 1, p. 15-28.
MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane Gouvêa. A apropriação de gêneros textuais pelo professor: em direção ao desenvolvimento pessoal e à evolução do “métier”. Linguagem em (Dis)curso, Palhoça, SC, v. 10, n. 3, p. 619-633, set./dez. 2010.
MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane; BARALDI, Glaucimara; ABREUTARDELLI, Lilia Sanstos; TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues. Relações entre linguagem e trabalho educacional: novas perspectivas e métodos no quadro do interacionismo sociodiscursivo. In: CRISTOVÃO, Vera Lucia Lopes; ABREUTARDELLI, Lilia Santos (org.). Linguagem e educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2009. p. 15-29.
NASCIMENTO, Elvira Lopes; GONÇALVES, Adair Vieira. A perspectiva sociodiscursiva no trabalho educacional. In: CRISTÓVÃO, Vera Lucia Lopes (org.). Gêneros (textuais/discursivos) ensino e educação (inicial e continuada) de professores de línguas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2018.
PARANÁ. Secretaria da Educação. Diretrizes curriculares da educação fundamental da rede de educação básica do estado do Paraná. Curitiba: SEED, 2008. RODRIGUES, Daniella Lopes Dias Ignácio. O agir docente sob a ótica habermasiana dos mundos representados. In: MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane Gouvêa; FERREIRA, Anise A. D’Orange (org.). O professor e seu trabalho: a linguagem revelando práticas docentes. Campinas: Mercado de Letras, 2011. v. 1, p. 235-255.
STUTZ, Lídia. Sequências didáticas, socialização de diários autoconfrontação: instrumentos para a formação inicial de professores de inglês. 2012. 388 f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2006.
TONELLI, Juliana Reichert Assunção; FERREIRA, Otto Henrique Silva; BELOCORDEIRO, Areta Estefane. Remendo novo em vestido velho: uma reflexão sobre os cursos de letras-inglês. Revelli: Revista de Educação, Linguagem e Literatura, Inhumas, GO, v. 9, n. 1, p. 124 – 141, maio 2017.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.