O gênero textual biografia como eixo organizador de uma proposta de intervenção didática na educação básica

Autores

  • Marilúcia dos Santos Domingos Striquer Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) https://orcid.org/0000-0001-7511-3921
  • Margarina Paulino de Cerqueira Pinto Secretaria de Educação do Estado do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2019v19n1p87

Palavras-chave:

Gêneros textuais, Biografia, Modelização, Sequência didática, Interacionismo sociodiscursivo

Resumo

Este artigo apresenta o processo de elaboração e de implementação de um projeto de intervenção pedagógica destinado ao desenvolvimento da produção textual dos alunos do 6º ano do ensino fundamental, tendo como eixo organizador o gênero textual biografia. O arcabouço teórico se constitui dos pressupostos da vertente didática do Interacionismo Sociodiscursivo. Os resultados demonstram como a modelização contribui para que as características do gênero pudessem ser selecionadas pelo professor como objeto de ensino; e como o aporte teórico-metodológico possibilitou que a cultura local pudesse ser conhecida e motivadora para os alunos, bem como para o aprimoramento da prática da produção de texto dos alunos, exemplificada em um exemplar do gênero produzido pelos alunos.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutora em Estudos da Linguagem. Professora e pesquisadora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Margarina Paulino de Cerqueira Pinto, Secretaria de Educação do Estado do Paraná

Professora da Secretaria de Educação do Estado do Paraná e professora da Prefeitura Municipal de Ourinhos-SP. Especialista em Letras: Português, Literatura e Espanhol.

Referências

BAKHTIN, Michail. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BALTAR, Marcos; NARDI, Fabiele Stockmans; FERREIRA, Luciane Todeschini; GASTALDELLO, Maria Eugênnia. O interacionismo sociodiscursivo na formação dos professores: o perigo da gramaticalização dos gêneros textuais. Signum, Londrina, v. 1, n. 8, p. 159-172, 2005.

BARROS, Eliana Merlin Deganutti. Transposição didática externa: a modelização do gênero na pesquisa colaborativa. Raído, Dourados, v. 6, n. 11, p. 11-35, jan./jun. 2012.

BRASIL. Ministério da Educação do Desporto. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa: ensino fundamental. Brasília: MEC, 1997.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequência didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. p. 95-128.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

FRAZÃO, Dilva. Monteiro Lobato: escritor brasileiro. Disponível em: https://www.ebiografia.com/monteiro_lobato/. Acesso em: 25 jun. 2019.

LUIS Fernando Veríssimo: escritor e humorista brasileiro. UOL, São Paulo, 2005. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/biografias/luis-fernandoverissimo.htm. Acesso em: 25 jun. 2019.

MARECO, Raquel Tiemi Masuda; ALFENA, Gelise. Biografia: da construção de um modelo didático às capacidades de linguagem ensináveis em sala de aula. Revista Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 8, n. 16, p. 75-96, 2. sem. 2012.

MARIO Quintana. Sua pesquisa. Disponível em: https://www.suapesquisa.com/biografias/mario_quintana.htm. Acesso em: 25 jun. 2019.

MOREIRA, Daniele Fernanda Feliz. Pedro Bandeira. Info Escola, 2017. Disponível em: https://www.infoescola.com/biografias/pedro-bandeira/. Acesso em: 25 jun. 2019.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes curriculares da rede pública de educação básica do Estado do Paraná: língua portuguesa. Curitiba: SEE, 2008.

PINTO, Margarida Paulino de Cerqueira. Biografia: desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos da educação básica e disseminação da cultura local. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE: produções didático-pedagógicas. Curitiba: SEE, 2016. (Cadernos PDE, n. 2).

ROJO, Roxane; BARBOSA, Jaqueline P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.

ZIRALDO: jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor. UOL, São Paulo, 2005. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/biografias/ziraldo.htm. Acesso em: 25 jun. 2019.

Downloads

Publicado

01-07-2019

Como Citar

STRIQUER, Marilúcia dos Santos Domingos; PINTO, Margarina Paulino de Cerqueira. O gênero textual biografia como eixo organizador de uma proposta de intervenção didática na educação básica. Entretextos, Londrina, v. 19, n. 1, p. 87–107, 2019. DOI: 10.5433/1519-5392.2019v19n1p87. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/37075. Acesso em: 21 nov. 2024.