Multiletramentos no ensino de língua inglesa: gêneros discursivos multimodais e práticas leitoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2020v20n2p5

Palavras-chave:

Gêneros discursivos, Multiletramentos, Práticas leitoras

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar práticas de leitura necessárias para a compreensão de textos que contemplam linguagens verbo-visuais, em especial do gênero infográfico, considerando os aspectos multimodais que requerem (multi)letramentos. A questão norteadora é a seguinte: as práticas leitoras no ensino de língua inglesa precisam considerar os multiletramentos para abranger os sentidos produzidos em textos de gêneros discursivos multimodais. Baseamo-nos nas contribuições de Bakhtin (2016) sobre gêneros do discurso, nas considerações de Lemke (2010) sobre leitura, e nas de Rojo (2012) a respeito de multiletramentos e multimodalidade, além de outros referenciais. Para a análise, escolhemos um infográfico, já que promove a interação não só entre corpus e leitor, mas também entre textos e contextos, bem como significados intratextuais. A pesquisa é exploratória e bibliográfica, com abordagem qualitativa. Como resultado, reforçamos a importância dos gêneros discursivos multimodais em sala de aula, porquanto se pretende oportunizar práticas leitoras e de ensino de Língua Inglesa que prezem pelo desenvolvimento discursivo dos indivíduos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kaian Lago, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Graduado em Letras – Português/Inglês pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Wesley Pinto Hoffmann, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Acadêmico de Letras- Português/Inglês e Respectivas Literaturas na Universidade de Passo Fundo (UPF).

Ernani Cesar de Freitas, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutor em Letras (PUCRS) com pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP).

Luis Henrique Boaventura, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutor em Letras na Universidade de Passo Fundo.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.

COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000.

FIORIN, José Luíz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2008.

INFOGRAPHICS Archive. Evolution of music: the impact of digital on the music industry. Disponível em: https://www.infographicsarchive.com/music/the-evolution-of-music. Acesso em: 20 set. 2018.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. The modes and media of contemporary communication. Londres: Hodder Education, 2001.

LEMKE, Jay L. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Trabalho de Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 49, n. 2, p. 455-479, jul./dez. 2010.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 11-31.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017.

Downloads

Publicado

11-12-2020

Como Citar

LAGO, Kaian; HOFFMANN, Wesley Pinto; FREITAS, Ernani Cesar de; BOAVENTURA, Luis Henrique. Multiletramentos no ensino de língua inglesa: gêneros discursivos multimodais e práticas leitoras. Entretextos, Londrina, v. 20, n. 2, p. 5–22, 2020. DOI: 10.5433/1519-5392.2020v20n2p5. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/35606. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)