Análise do ethos tecnodiscursivo de @mellziland no ecossistema Twitter
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n2p148-168Palavras-chave:
Tecnodiscursividade, Ethos tecnodiscursivo, TwitterResumo
Este artigo objetiva verificar como o perfil @mellziland constrói seu ethos tecnodiscursivo na interação com seu interlocutor ao divulgar a ciência na temática da COVID-19 no ecossistema Twitter. Trata-se de tuítes sobre a aplicação da vacina CoronaVac em crianças de 3 a 5 anos no Brasil. Do ponto de vista teórico, valemo-nos de pressupostos da ADD, à luz de Paveau (2021), de conceitos como cenografia e ethos discursivo, de Maingueneau (2008, 2020), e de estereótipo, conforme Amossy (2019) e Amossy e Pierrot (2022). A análise dos tuítes gerados consistiu nas seguintes etapas, elaboradas com base na proposta de Glück (2021): (i) geração dos dados para análise, na temática da COVID-19; (ii) descrição dos tuítes dos dados gerados a partir do ecossistema Twitter; (iii) identificação das estratégias tecnolinguageiras de @mellziland, considerando as categorias da ADD (PAVEAU, 2021); e (iv) aplicação da teoria enunciativo-discursiva de Maingueneau (2008, 2020), para revelar como @mellziland constrói seu ethos tecnodiscursivo na interação com seu interlocutor nos tuítes de divulgação científica sobre a COVID-19. A análise revelou que as escolhas tecnoenunciativas de Mellanie corroboram para a construção de seu ethos tecnodiscursivo, o qual é revelado como um ethos de saber e de credibilidade.
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