Multiletramentos no ensino de língua inglesa: gêneros discursivos multimodais e práticas leitoras
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2020v20n2p5Palavras-chave:
Gêneros discursivos, Multiletramentos, Práticas leitorasResumo
Este estudo tem por objetivo analisar práticas de leitura necessárias para a compreensão de textos que contemplam linguagens verbo-visuais, em especial do gênero infográfico, considerando os aspectos multimodais que requerem (multi)letramentos. A questão norteadora é a seguinte: as práticas leitoras no ensino de língua inglesa precisam considerar os multiletramentos para abranger os sentidos produzidos em textos de gêneros discursivos multimodais. Baseamo-nos nas contribuições de Bakhtin (2016) sobre gêneros do discurso, nas considerações de Lemke (2010) sobre leitura, e nas de Rojo (2012) a respeito de multiletramentos e multimodalidade, além de outros referenciais. Para a análise, escolhemos um infográfico, já que promove a interação não só entre corpus e leitor, mas também entre textos e contextos, bem como significados intratextuais. A pesquisa é exploratória e bibliográfica, com abordagem qualitativa. Como resultado, reforçamos a importância dos gêneros discursivos multimodais em sala de aula, porquanto se pretende oportunizar práticas leitoras e de ensino de Língua Inglesa que prezem pelo desenvolvimento discursivo dos indivíduos.
Downloads
Referências
COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000.
FIORIN, José Luíz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2008.
INFOGRAPHICS Archive. Evolution of music: the impact of digital on the music industry. Disponível em: https://www.infographicsarchive.com/music/the-evolution-of-music. Acesso em: 20 set. 2018.
KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. The modes and media of contemporary communication. Londres: Hodder Education, 2001.
LEMKE, Jay L. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Trabalho de Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 49, n. 2, p. 455-479, jul./dez. 2010.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 11-31.
VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.