“ONE IS GOOD, TWO ARE GREAT!”: colaboração e extensão na formação de professores de Língua Inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n1p315-336

Palavras-chave:

Extensão, Formação de professores, Ensino Colaborativo

Resumo

O presente trabalho tem o intuito de analisar a formação de professores de Língua Inglesa na perspectiva colaborativa desenvolvida por meio de um projeto de extensão em uma universidade do interior do Estado da Bahia durante o período de isolamento da pandemia da Covid-19. Este estudo está fundamentado nos pressupostos teórico-metodológicos do Ensino Colaborativo (coensino e diálogos cogerativo) como metodologia de formação no projeto. Considerando a linguagem como mediadora de nossas práticas e constituintes de nossas identidades e subjetividades, utilizamos da Análise de conteúdo proposta por Bardin (1977) para analisar a influência de tal metodologia para a formação inicial dos professores novatos envolvidos nas práticas de coensino no projeto de extensão Sala de Inglês, no Campus X da Universidade do Estado da Bahia. Nossas análises apontam para uma aprendizagem relacional da profissão docente, pela interação entre os sujeitos e pela aproximação da universidade com a comunidade. Esperamos com este estudo contribuir com reflexões sobre a formação inicial de professores e práticas pedagógicas mais situadas em seus contextos.

Biografia do Autor

Luciana Cristina da Costa Audi, Universidade Estadual de Santa Cruz

Luciana Cristina da Costa Audi é Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP. Mestre em Estudos da Linguagem, na área de Linguagem e Educação, pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Língua Inglesa e Licenciada em Letras, com habilitação em inglês e português com as respectivas literaturas na Universidade Estadual de Londrina. Foi bolsista CAPES - PDSE, por período parcial, no Programa de Doutorado Sanduíche na University of Victoria - UVic/ Canadá, sob supervisão do prof. Dr. Wolff-Michael Roth. Foi bolsista PAC-UNEB no período em que cursou o doutorado no Brasil. Possui experiência no Ensino Fundamental e Médio, Educação de jovens e adultos (EJA). Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Desenvolve pesquisas na área de Linguística Aplicada, com ênfase nos seguintes temas: Formação inicial e continuada de professores de línguas, Identidade de Professor e Ensino colaborativo. Seu foco de pesquisa está na Formação de Professores de Língua Inglesa. E-mail: lccaudi@uesc.br 

Paulo Henrique Scheidegger, Universidade do Estado da Bahia

Possui licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB - Campus X), onde desenvolveu pesquisas de Iniciação Científica (2021- 2023), atuou como monitor de ensino (2019) e monitor de extensão (2020). Tem interesse em Linguística com ênfase nos temas: análise dialógica do discurso, teoria Bakhtiniana, ensino de pronúncia do inglês para aprendizes brasileiros e formação de professores de inglês.

Fernanda Reis, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda do curso de licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia, Campus X.

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Publicado

30-06-2024

Como Citar

AUDI, Luciana Cristina da Costa; SCHEIDEGGER, Paulo Henrique; REIS, Fernanda. “ONE IS GOOD, TWO ARE GREAT!”: colaboração e extensão na formação de professores de Língua Inglesa. Entretextos, Londrina, v. 24, n. 1, p. 315–336, 2024. DOI: 10.5433/1519-5392.2024v24n1p315-336. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/50449. Acesso em: 2 jul. 2024.

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