A experiência de ensino-aprendizagem da escrita acadêmica em inglês com o Programa Ler para Aprender

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n2p52-70

Palavras-chave:

programa ler para aprender, linguística sistêmico-funcional, ensino de inglês como língua adicional.

Resumo

Este artigo relata a contribuição da Linguística Sistêmico-Funcional em uma experiência de ensino-aprendizagem ao levar os participantes à conscientização acerca do  recurso linguístico da metáfora gramatical e, consequentemente, à incorporação desse recurso em sua escrita acadêmica. A metodologia empregada foi embasada na própria proposta pedagógica apresentada pela Linguística Sistêmico-Funcional com sua Pedagogia com base em gêneros através da dinamização do Programa Ler para Aprender. O estudo teve como participantes graduandos em Letras/Inglês como língua adicional e o corpus da pesquisa é composto de textos do gênero Relatório do Estágio de Observação. Os resultados mostram que após a dinamização do Programa Ler para Aprender houve a aprendizagem e o domínio do recurso linguístico estudado, por parte dos estudantes, além da instrumentalização destes sujeitos, futuros professores de Inglês como Língua Adicional /ILA, em relação à metodologia trazida pela Linguística Sistêmico-Funcional. A contribuição teórico-prática diz respeito a uma metodologia que auxilia os futuros professores no ensino da escrita.

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Biografia do Autor

Karen Santorum, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Letras - Português Inglês (FURG - 1997), Especialização em Língua Inglesa (2005), Mestrado em Letras pela (UNISC - 2017) e Doutorado em Letras (UFRGS - 2019). Além disso, atuou como pesquisadora da UNIFESP em nível de Pós-Doutorado. Atualmente, é Professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFSM e membro dos grupos de pesquisa SAL e GPESF. Ademais, é membro da ALSFAL e coordenadora do projeto de pesquisa Programa Ler para Aprender e sua dupla dimensão: recurso e insumo para o ensino da leitura e escrita de língua inglesa em contexto brasileiro. Foi Coordenadora de Área do PIBID no Subprojeto de Língua Inglesa. Tonou-se mãe em dezembro de 2022. Tem experiência de atuação na área de Letras, com ênfase em formação de professores, linguística e Língua Inglesa. Desenvolve pesquisas em Linguística Sistêmico-Funcional e acerca do Programa Profissional de Ensino de Leitura e Escrita Ler para Aprender.

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Publicado

24-07-2024

Como Citar

SANTORUM, Karen. A experiência de ensino-aprendizagem da escrita acadêmica em inglês com o Programa Ler para Aprender. Entretextos, Londrina, v. 24, n. 2, p. 52–70, 2024. DOI: 10.5433/1519-5392.2024v24n2p52-70. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/50214. Acesso em: 2 nov. 2024.