O programa profissional de aprendizagem Ler para Aprender e a pedagogia baseada em gêneros no ensino e na aprendizagem de línguas adicionais

Autores

  • Miliane Moreira Cardoso Vieira Universidade Federal do Norte do Tocantins image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n2p31-51

Palavras-chave:

Pedagogia com base em gêneros de texto, LSF, Gêneros do currículo

Resumo

Neste artigo descrevemos um macro procedimento para a sequência de gêneros do currículo, concebido na pedagogia baseada em gênero no Programa Ler para Aprender (LPA). A Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) tem sido amplamente utilizada na análise, na educação de línguas e, também, no ensino e aprendizagem de línguas adicionais. Portanto, apresentaremos a aplicabilidade teórica e prática das contribuições da LSF e também da sociolinguística de Bernstein (2000) para o ensino e aprendizagem de línguas adicionais, com o intuito de que docentes possam aprimorar o ensino de leitura e de escrita em salas de aula através do uso do Ciclo de Ensino e Aprendizagem (CEA) e o ensino de gêneros nas escolas (Rose, 2016, 2018, 2020a, 2020b). Do ponto de vista metodológico, as atividades de ensino e aprendizagem são descritas com mais detalhes, destacando a interação professor/aluno através do Programa LPA, para que investigadores, formadores de professores e professores conheçam os gêneros do currículo, garantindo a metalinguagem pedagógica de que necessitam. Os resultados parecem sugerir que esboçar princípios para ensinar gêneros do currículo, para a formação de professores, pode trazer à consciência a estruturação das trocas pedagógicas, redesenhando-as no aprendizado por meio da leitura e da escrita.

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Biografia do Autor

Miliane Moreira Cardoso Vieira, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Pós-doutora pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/Guarulhos). Doutorado em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professora Adjunta IV na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Atua no curso de graduação em Letras/Língua Inglesa, no Mestrado Profissional de Letras (PROFLETRAS) e no Programa de Pós-graduação de Língua e Literatura (PPGLLIT) como colaboradora.

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Publicado

24-07-2024

Como Citar

MOREIRA CARDOSO VIEIRA, Miliane. O programa profissional de aprendizagem Ler para Aprender e a pedagogia baseada em gêneros no ensino e na aprendizagem de línguas adicionais. Entretextos, Londrina, v. 24, n. 2, p. 31–51, 2024. DOI: 10.5433/1519-5392.2024v24n2p31-51. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/50197. Acesso em: 30 dez. 2024.