Por uma abordagem crítica na elaboração e uso de materiais didáticos para a educação linguística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n1p87-105

Palavras-chave:

educação linguística, materiais didáticos, criticidade

Resumo

Uma pedagogia se torna relevante quando a sua prática é colocada em evidência, bem como tudo o que for necessário para colocá-la em funcionamento (Akbari, 2008; Crookes, 2013). Assim, considerando a centralidade dos materiais didáticos em sala de aula (Garson; Graves, 2014), explorar a relevância desses recursos para uma pedagogia crítica pode ser um excelente caminho para evidenciar esse modo de ensinar.  Partindo dessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo fomentar a discussão acerca da criticidade na educação linguística apresentando princípios que podem orientar o ensino crítico bem como um exemplo de abordagem na elaboração e uso de materiais didáticos que contempla a criticidade (Montenegro, 2022). Para tal, professores de inglês em formação participaram de uma oficina de materiais didáticos sob uma perspectiva crítica de ensino e ministraram aulas durante a prática em Estágio Supervisionado em uma universidade pública baiana. Os resultados obtidos apontam para a utilização de códigos (Freire, 1987; Wallerstein; Auerbach, 2004) e do princípio do diálogo (Crookes, 2013; Freire, 1987; Wallerstein; Auerbach, 2004) como elementos determinantes para a implementação de uma abordagem problematizadora (Wallerstein; Auerbach, 2004).

Biografia do Autor

Paula Montenegro, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Letras: Português e Inglês com as Respectivas Literaturas pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e pós-graduação "lato sensu" em Língua Inglesa pela Universidade Salvador (UNIFACS). Mestre em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Doutora em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é professora assistente da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando em língua inglesa, formação de professores de línguas, prática reflexiva e abordagem intercultural crítica do ensino de línguas.

Referências

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Publicado

30-06-2024

Como Citar

MONTENEGRO, Paula. Por uma abordagem crítica na elaboração e uso de materiais didáticos para a educação linguística. Entretextos, Londrina, v. 24, n. 1, p. 87–105, 2024. DOI: 10.5433/1519-5392.2024v24n1p87-105. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49203. Acesso em: 2 jul. 2024.

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