Navegar, explorar, cartografar: é possível que os perfis de leitura do Instagram afectem os leitores?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n2p189-206

Palavras-chave:

afecto, cartografia, instagram

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que surge a partir do desejo de investigar se e como os perfis de leitura do Instagram podem afectar seus leitores e produzir brechas em suas subjetividades. Na sociedade atual, imersa em tecnologia e urdida na lógica da produtividade e da cultura de massa, observamos o bombardeamento de informações e a aceleração de práticas cotidianas, como a massificação de notícias, que contribuem para a fragmentação das narrativas e a predominância de apenas um sentido: o hegemônico. Logo, o objetivo do artigo consiste em apresentar os resultados dessa pesquisa que utilizou a cartografia (1996), como metodologia investigativa, para cartografar 75 páginas de leitura. O referencial teórico adotado apoia-se na Filosofia da Diferença de Gilles Deleuze e Félix Guattari (1996, 1992, 1997).

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Biografia do Autor

Thayra Fernandes Pereira, Faculdade Formação de Professores da Baixada Fluminense - FEBF-UERJ

Thayra Fernandes Pereira é uma egressa do curso de Pedagogia da UERJ-FEBF (Faculdade de Educação da Baixada Fluminense). Durante sua formação acadêmica, desenvolveu interesse no campo da Filosofia da Diferença, de Deleuze e Guattari. Aprofundou seus estudos na arte literária, principalmente, na leitura que devir-outro. Movida por sentidos, buscou desatar os nós das subjetividades capitalísticas e, a partir disso, procurou práticas micropolíticas de libertação. Em sua trajetória acadêmica, trilhou o caminho dos afectos: da potência de agir ou de paralisar. Seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), orientado pela Doutora Leila Mendes, consistiu em uma pesquisa que investigou o impacto dos perfis leitores no Instagram sobre os usuários dessa plataforma, analisando se os perfis de leitura no Instagram poderiam influenciar os hábitos de leitura e o comportamento dos leitores. Os resultados de sua pesquisa foram compilados em um artigo intitulado "Navegar, explorar, cartografar: é possível que os perfis de leitura do Instagram afetem os leitores?".

Leila de Carvalho Mendes, UERJ

Professora de Língua Portuguesa, Psicopedagoga, Mestre em Educação, Doutora em língua portuguesa ( ensino e leitura), professora do departamento de formaçao de professores da UERJ-FEBF

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Publicado

25-07-2023

Como Citar

PEREIRA, Thayra Fernandes; MENDES, Leila de Carvalho. Navegar, explorar, cartografar: é possível que os perfis de leitura do Instagram afectem os leitores?. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 2, p. 189–206, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n2p189-206. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/48240. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos