Responsividade na escrita argumentativa – olhares para si e para o outro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp32-53

Palavras-chave:

Formação docente, Responsividade, Argumentação

Resumo

As práticas de escrita têm sido examinadas sob vieses teóricos e metodológicos que ora focalizam a materialidade linguística com foco na textualidade, ora consideram as condições enunciativas que propiciam a emergência e a constituição dos enunciados, na interação discursiva. Inspirado nos estudos de feição interdisciplinar da Linguística Aplicada, sob perspectiva sociodiscursiva de análise (VOLÓCHINOV, 2017; BAKHTIN, 2011), adotando-se procedimento metodológico de natureza interpretativista de base indiciária (GINZBURG, 1990), em diálogo com estudiosos de gêneros discursivos e de autoria como efeito da ação do sujeito nas esferas de atividades humanas (BAKHTIN, 2011), este artigo objetiva expor resultados de uma experiência de produção de texto dissertativo-argumentativo, baseado na proposta de redação do ENEM – 2016, por graduandos de Letras. O exame dos dados (textos elaborados pelos estudantes; avaliação dos próprios textos produzidos; questionários e entrevistas semiestruturadas) possibilita apreender concepções de texto que emergem das interações vivenciadas, bem como nos aponta para a necessidade de rever as práticas de ensino de escrita, especialmente de gêneros em que predomina a argumentação, em que se evocam outras vozes, o que salienta a polifonia discursiva marcada pela responsividade, alteridade e heterogeneidade e pelos indícios de autoria e subjetividade, nem sempre legitimados pelas orientações das avaliações oficiais.   

  

Biografia do Autor

Maria Angela Paulino Teixeira Lopes, PUC Minas

Professora adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, acompanhou na aula de Letras e no Programa de Pós-graduação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada e Análise do Discurso, pesquisando os seguintes objetos e/ou temas: referenciação, gêneros textuais, letramentos acadêmicos, formação docente, representações sociais e construção identitária.

Fernanda Santana Gomes, PUC Minas

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela PUC Minas. Possui graduação em Letras: Bacharelado em Estudos Linguísticos (UFMG), Graduação em Letras: Licenciatura em Língua Portuguesa e Literatura (UFMG) e Graduação em Pedagogia com ênfase em Necessidades Educacionais Especiais: Licenciatura e Supervisão/Coordenação Pedagógica (PUC Minas); Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa (PUC Minas). Pesquisa na área de Linguística, nos campos da Análise do Discurso e da Linguística Aplicada, a respeito dos seguintes temas: letramentos acadêmico, científico, digital e midiático, gêneros discursivos, escrita acadêmica, tecnologia digital, desinformação, formação e identidade docente, processos de leitura e escrita, neurolinguística, cognição, linguagem e aprendizagem.

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Publicado

31-12-2022

Como Citar

LOPES, Maria Angela Paulino Teixeira; GOMES, Fernanda Santana. Responsividade na escrita argumentativa – olhares para si e para o outro. Entretextos, Londrina, v. 22, n. 4Esp, p. 32–53, 2022. DOI: 10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp32-53. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46745. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Dossiê: Ensino e aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada: estudos da/para a sala de aula