Responsividade na escrita argumentativa – olhares para si e para o outro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp32-53

Palavras-chave:

Formação docente, Responsividade, Argumentação

Resumo

As práticas de escrita têm sido examinadas sob vieses teóricos e metodológicos que ora focalizam a materialidade linguística com foco na textualidade, ora consideram as condições enunciativas que propiciam a emergência e a constituição dos enunciados, na interação discursiva. Inspirado nos estudos de feição interdisciplinar da Linguística Aplicada, sob perspectiva sociodiscursiva de análise (VOLÓCHINOV, 2017; BAKHTIN, 2011), adotando-se procedimento metodológico de natureza interpretativista de base indiciária (GINZBURG, 1990), em diálogo com estudiosos de gêneros discursivos e de autoria como efeito da ação do sujeito nas esferas de atividades humanas (BAKHTIN, 2011), este artigo objetiva expor resultados de uma experiência de produção de texto dissertativo-argumentativo, baseado na proposta de redação do ENEM – 2016, por graduandos de Letras. O exame dos dados (textos elaborados pelos estudantes; avaliação dos próprios textos produzidos; questionários e entrevistas semiestruturadas) possibilita apreender concepções de texto que emergem das interações vivenciadas, bem como nos aponta para a necessidade de rever as práticas de ensino de escrita, especialmente de gêneros em que predomina a argumentação, em que se evocam outras vozes, o que salienta a polifonia discursiva marcada pela responsividade, alteridade e heterogeneidade e pelos indícios de autoria e subjetividade, nem sempre legitimados pelas orientações das avaliações oficiais.   

  

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Biografia do Autor

Maria Angela Paulino Teixeira Lopes, PUC Minas

Professora adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, acompanhou na aula de Letras e no Programa de Pós-graduação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada e Análise do Discurso, pesquisando os seguintes objetos e/ou temas: referenciação, gêneros textuais, letramentos acadêmicos, formação docente, representações sociais e construção identitária.

Fernanda Santana Gomes, PUC Minas

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela PUC Minas. Possui graduação em Letras: Bacharelado em Estudos Linguísticos (UFMG), Graduação em Letras: Licenciatura em Língua Portuguesa e Literatura (UFMG) e Graduação em Pedagogia com ênfase em Necessidades Educacionais Especiais: Licenciatura e Supervisão/Coordenação Pedagógica (PUC Minas); Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa (PUC Minas). Pesquisa na área de Linguística, nos campos da Análise do Discurso e da Linguística Aplicada, a respeito dos seguintes temas: letramentos acadêmico, científico, digital e midiático, gêneros discursivos, escrita acadêmica, tecnologia digital, desinformação, formação e identidade docente, processos de leitura e escrita, neurolinguística, cognição, linguagem e aprendizagem.

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Publicado

31-12-2022

Como Citar

LOPES, Maria Angela Paulino Teixeira; GOMES, Fernanda Santana. Responsividade na escrita argumentativa – olhares para si e para o outro. Entretextos, Londrina, v. 22, n. 4Esp, p. 32–53, 2022. DOI: 10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp32-53. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46745. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Dossiê: Ensino e aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada: estudos da/para a sala de aula