Análise linguística e letramentos críticos: interfaces possíveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp188-216

Palavras-chave:

Análise linguística, Ensino de português, Letramentos críticos

Resumo

Este artigo discute, de forma exploratória, possíveis interfaces entre práticas de análise linguística (AL) e a perspectiva dos letramentos críticos, com vistas a uma educação emancipatória (FREIRE, 1989), que invista na formação crítica dos estudantes. O percurso metodológico adotado neste trabalho de natureza bibliográfica consistiu da apresentação da perspectiva dos letramentos críticos (JANKS, 2000, 2010, 2012, 2013; KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020; LUKE; WOODS, 2009; LUKE, 2012), buscando elaborar uma visada que os relacione ao trabalho com língua(gens) na escola. Foram ainda trazidos à discussão aspectos relacionados ao que se compreende por práticas de análise linguística, tanto a partir de estudos acadêmicos (BEZERRA; REINALDO, 2020; GERALDI, 1999; MENDONÇA, 2022) quanto de referenciais curriculares brasileiros (BRASIL, 1998; BRASIL 2018) e, então, foram estabelecidas relações entre os letramentos críticos e a proposta de trabalho com práticas de AL. Ainda que originadas em tempos e espaços de produção do saber distintos, essas perspectivas mencionadas, na educação básica, dialogam muito proximamente no que tange ao importante papel da reflexão sobre a língua(gem) nas práticas escolares contemporâneas e aos princípios formativos envolvidos nessa reflexão.

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Biografia do Autor

Lucas dos Santos Costa, Universidade Estadual de Campinas

Mestrando em Linguística Aplicada na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Graduado em Letras - Licenciatura em português, inglês e suas respectivas literaturas pela Universidade de Gurupi (UnirG).

Márcia Mendonça, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Integra o Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Unicamp, (PPGLA) na linha de Linguagens e Educação Linguística e é professora dA Licenciatura em Letras da Unicamp. Centra suas pesquisas em ensino de língua materna, com interesse em práticas de letramentos e de novos multiletramentos, análise linguística, materiais didáticos, formação e trabalho docente, escrita em contexto de vestibular e organização curricular. Realiza assessorias a órgãos públicos e é autora de materiais didáticos para EJA e para Educação no Campo. Coordenou, com Marcos Lopes e Anna Bentes, o PIBID Letras Unicamp por duas edições (2014-2017; 2017-2028) e, junto com Jacqueline Barbosa e Marcos Lopes, a Residência Pedagógica (RP) do curso de Letras, de outubro de 2020 a janeiro de 2021 (edital 2020-2022). Lidera o grupo de Pesquisa (Multi)Letramentos e ensino de língua portuguesa (MELP), certificado pelo CNPQ (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/229804; https://www2.iel.unicamp.br/melp/sobre/ ). Atualmente é Coordenadora Acadêmica da COMVEST (Unicamp) pela segunda gestão (2017-2021; 2021-2024) sendo responsável pela coordenação de bancas do vestibular desta universidade.

   

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Publicado

31-12-2022

Como Citar

COSTA, Lucas dos Santos; MENDONÇA, Márcia Rodrigues de Souza. Análise linguística e letramentos críticos: interfaces possíveis. Entretextos, Londrina, v. 22, n. 4Esp, p. 188–216, 2022. DOI: 10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp188-216. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46686. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Dossiê: Ensino e aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada: estudos da/para a sala de aula