Análise sobre a variação linguística nas questões do ENEM: contribuições para práticas pedagógicas de Língua Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp253-269

Palavras-chave:

ENEM. Variação Linguística. Língua Portuguesa

Resumo

Este artigo resultou de uma pesquisa realizada pelo Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação, Linguagem e Práxis Pedagógica, do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia (IFBA/Campus Jequié). A proposta foi analisar, à luz da Sociolinguística (BORTONI-RICARDO, 2004; 2005; 2008), o funcionamento das questões de Língua Portuguesa nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), dos anos 2010 a 2016.  Após esse levantamento, foi elaborado um quadro no qual é possível observar uma abordagem gradativa das temáticas, sendo elas: interpretação livre, argumentação, tipologia textual, literatura, leitura/interpretação de gênero textual, análise linguística/gramatical (uso da língua, norma-padrão, gramática, variação linguística), interpretação conceitual e função da linguagem.  Das 285 questões analisadas, as de análise linguística estão entre as de maior ocorrência: 67 questões, restando apenas às questões de interpretação livre uma recorrência maior de abordagens: 114 questões. O foco da análise deste artigo foram as questões sobre análise linguística/gramatical, mais precisamente sobre variação linguística, por ser este ponto de relevante discussão no ensino de Língua Portuguesa. Pretende-se com a divulgação desse estudo fornecer subsídios para análises posteriores que sirvam para balizar a evolução do ensino da Língua Portuguesa, destacando a adequação entre esse ensino e os instrumentos de avaliação utilizados atualmente.

Biografia do Autor

Valdene Moura Lopes , Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”(UNESP)

Graduação em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus Jequié. Doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”(UNESP)/ Faculdade de Ciências e Letras, campus Araraquara (FCLAr).

Elane Nardotto Rios, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Geroncio S. Barbosa, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”(UNESP)

Graduação em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus Jequié; Doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”(UNESP)/ Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), campus São José do Rio Preto.

Sara Rodrigues , Sistema Público Municipal de Ensino de Jequié

Graduação em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus Jequié; Especialista em Língua Portuguesa pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM);  Professora de Língua Portuguesa do Sistema Público Municipal de Ensino de Jequié.

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Publicado

31-12-2022

Como Citar

MOURA LOPES , Valdene; RIOS, Elane Nardotto; BARBOSA, Geroncio S.; RODRIGUES , Sara. Análise sobre a variação linguística nas questões do ENEM: contribuições para práticas pedagógicas de Língua Portuguesa. Entretextos, Londrina, v. 22, n. 4Esp, p. 253–269, 2022. DOI: 10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp253-269. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46110. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Dossiê: Ensino e aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada: estudos da/para a sala de aula