Teorias de aquisição da linguagem e o professor de educação bilíngue: a importância do planejamento linguístico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n2Esp.p130

Palavras-chave:

Planejamento linguístico, Aquisição de Segunda Língua, Educação Bilíngue

Resumo

Este artigo investiga a importância do input planejado e enriquecido em Contextos Bilíngues (SLABAKOVA, 2016, MARCELINO, 2018, 2019), os quais focam, geralmente, no desenvolvimento pedagógico, e deixam de lado as questões linguísticas. Com base em um estudo sobre a aquisição de sentenças existenciais em língua inglesa (there to be), o qual envolve crianças de 5 e 6 anos de idade (VERNIANO, 2022), nós mostramos que existe uma relação entre o input planejado e enriquecido, que foi utilizado por uma das professoras (Grupo A), e a produção de sentenças com there to be. Além disso, a comparação entre a produção linguística dos Grupos A e B mostra que o uso consistente de língua inglesa feito pela professora do Grupo A impacta diretamente na produção de língua inglesa das crianças desse mesmo grupo. Por sua vez, a falta de produção de sentenças com there to be pelas crianças do Grupo B, as quais não receberam input planejado e enriquecido suscita perguntas acerca da importância do Desenvolvimento Linguístico para professores de Educação Bilíngue, que deve ser baseado em teorias de aquisição de linguagem.

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Biografia do Autor

Marcello Marcelino Rosa, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Professor Doutor da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.

Marina Izar Verniano, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

 Mestrado em  Letras da Universidade Federal de São Paulo

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Publicado

30-11-2022

Como Citar

ROSA, Marcello Marcelino; VERNIANO, Marina Izar. Teorias de aquisição da linguagem e o professor de educação bilíngue: a importância do planejamento linguístico. Entretextos, Londrina, v. 22, n. 2Esp., p. 130–148, 2022. DOI: 10.5433/1519-5392.2022v22n2Esp.p130. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/45471. Acesso em: 26 dez. 2024.