Teorias de aquisição da linguagem e o professor de educação bilíngue: a importância do planejamento linguístico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n2Esp.p130

Palavras-chave:

Planejamento linguístico, Aquisição de Segunda Língua, Educação Bilíngue

Resumo

Este artigo investiga a importância do input planejado e enriquecido em Contextos Bilíngues (SLABAKOVA, 2016, MARCELINO, 2018, 2019), os quais focam, geralmente, no desenvolvimento pedagógico, e deixam de lado as questões linguísticas. Com base em um estudo sobre a aquisição de sentenças existenciais em língua inglesa (there to be), o qual envolve crianças de 5 e 6 anos de idade (VERNIANO, 2022), nós mostramos que existe uma relação entre o input planejado e enriquecido, que foi utilizado por uma das professoras (Grupo A), e a produção de sentenças com there to be. Além disso, a comparação entre a produção linguística dos Grupos A e B mostra que o uso consistente de língua inglesa feito pela professora do Grupo A impacta diretamente na produção de língua inglesa das crianças desse mesmo grupo. Por sua vez, a falta de produção de sentenças com there to be pelas crianças do Grupo B, as quais não receberam input planejado e enriquecido suscita perguntas acerca da importância do Desenvolvimento Linguístico para professores de Educação Bilíngue, que deve ser baseado em teorias de aquisição de linguagem.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcello Marcelino Rosa, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Professor Doutor da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.

Marina Izar Verniano, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

 Mestrado em  Letras da Universidade Federal de São Paulo

Referências

CAMACHO, J. The null subject parameter revisited: the evolution from null subject Spanish and Portuguese to Dominican Spanish and Brazilian Portuguese. In: KATO, A. M.; ORDOÑEZ, F. (org.). The morphosyntax of Portuguese and Spanish in Latin America. Oxford: Oxford University Press, 2016, p. 27-48. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780190465889.003.0002

CHOMSKY, N. Lectures on government and binding. Dordrecht: Foris, 1981.

CHOMSKY, N. Some concepts and consequences of the theory of government and binding. Cambridge: MIT Press. 1982.

CHOMSKY, N. Knowledge of language: its nature, origins, and use. New York: Praeger. 1986.

DEMUTH, K. Collecting spontaneous production data. In: McDANIEL, D.; CAIRNS, H. S.; McKEE, C. Methods for assessing children's syntax. Cambridge: MIT Press, 1996. p. 3-22.

GALLEGO, Á. J. Parameters. In: C. Boeckx. (org.). The Oxford hanbook of linguistic minimalism. Oxford: Oxford University Press, 2011. p. 523-550.

HYAMS, N. Language acquisition and the theory of parameters. Dordrecht: D. Reidel, 1986. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-009-4638-5

IONIN, T. Article semantics in second language acquisition. 2003. Disponível em: http://mitwpl.mit.edu/catalog/ioni01. Acesso em: 10 jan. 2021.

KATO, M.A. A gramática do Letrado: questões para a teoria gramatical. In: M.S. Marques, E. Koller; Teixeira & A.S. Lemos. (Org.). Ciências da Linguagem: 30 anos de investigação e ensino. Braga: CEHUM (Universidade do Minho), 2005.

MARCELINO, M. Aquisição de segunda língua e bilinguismo. Revista Intercâmbio, São Paulo, v. 35, p. 38-67, 2017.

MARCELINO, M. Considerations on the role of input in L2 acquisition: elt and bilingual contexts. Revista Intercâmbio, São Paulo v. 37, p. 76-97, 2018.

MARCELINO, M. O Desenvolvimento linguístico de crianças bilíngues. In: MEGALE, A. (org.). Educação bilíngue no Brasil. São Paulo: Fundação Santillana, 2019. p. 57-71.

MILSARK, G. Existential sentences in english. New York; London: Garland Publishing, 1979.

SLABAKOVA, R. Second language acquisition. New York: Oxford University Press, 2016.

VERNIANO, M. Aquisição de existenciais em contexto de educação bilíngue português-inglês. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2022.

WHITE, L. Second language acquisition: from initial state to final state. In: ARCHIBALD, J. (ed .). Second language acquisition and linguistic theory. Oxford: Blackwell Publishers, 2000. p. 130–155.

Downloads

Publicado

30-11-2022

Como Citar

ROSA, M. M.; VERNIANO, M. I. Teorias de aquisição da linguagem e o professor de educação bilíngue: a importância do planejamento linguístico. Entretextos, Londrina, v. 22, n. 2Esp., p. 130–148, 2022. DOI: 10.5433/1519-5392.2022v22n2Esp.p130. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/45471. Acesso em: 19 abr. 2024.