Desenvolvimento da compreensão oral em Português Língua Segunda com recurso a materiais semi-autênticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n3Esp.p198

Palavras-chave:

Compreensão oral, Materiais didáticos, Português Língua Segunda

Resumo

A compreensão oral assume um papel crucial no desenvolvimento da competência comunicativa de uma língua estrangeira. É também considerada como a competência mais difícil de aprender devido à sua natureza intrínseca. Para o ensino-aprendizagem da compreensão oral na sala de aula, os materiais didáticos de compreensão oral constituem um elemento indispensável na realização de atividades. Nesse sentido, com recurso a metodologia de investigação-ação, foi desenvolvido um projeto junto de alunos de nível A1.2, no âmbito do estágio pedagógico do Mestrado em Português Língua Segunda/Língua Estrangeira, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com o objetivo principal de desenvolver a compreensão oral dos aprendentes de Português Língua Segunda, através da criação dos recursos semi-autênticos. Analisando os resultados obtidos, podemos afirmar que, i.) a aplicação do modelo da aula centrada na compreensão oral - pré-atividade, atividade e pós-atividade - contribui não só para o sucesso da atividade de compreensão oral, como promove também o desenvolvimento de outras competências, sobretudo a competência linguística nas vertentes da expressão e interação oral; ii.) os materiais áudio e audiovisuais criados ao longo da intervenção pedagógica constituem uma mais-valia para o enriquecimento de materiais didáticos destinados aos aprendentes de Português Língua Segunda.

Biografia do Autor

Yanping Tang, Universidade do Porto - UP

Mestre em Português Língua Segunda/Língua Estrangeira pela Universidade do Porto.

Referências

BUCK, Gary. Assessing listening. Cambridge: Cambridge University Press, 2001. BROWN, Gillian. Listening to spoken english. 2 nd ed. Harlow: Longman Group UK Ltd, 1990.

FERREIRA, Daniel André Marques. Prática das subcompetências orais para o desenvolvimento da competência comunicativa em situações da vida quotidiana: estudo de caso na Universidade de Valência. 2019. Dissertação (Mestrado em Português Língua Segunda/Língua Estrangeira) - Universidade do Porto, Porto, 2019.

FIELD, John. Listening in the language classroom. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.

GILMORE, Alex. Authentic materials and authenticity in foreign language learning. Language Teaching, Cambridge, v. 40, n. 2, p. 97-118, 2007.

GOH, Christine. Metacognitive instruction for second language listening development: theory, practice and research implications. RELC Journal, Singapore, v. 39, n. 2, p. 188213, 2008.

RICHARDS, Jack C. Teaching listening and speaking: from theory to practice. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.

LEIRIA, Isabel. Português língua segunda e língua estrangeira: investigação e ensino. Idiomático - Revista Digital de Didáctica de PLNM, [s. l.], n. 3, p. 1-11, 2004. MISHAN, Freda. Designing authenticity into language learning materials. Bristol and Portland: Intellect Books, 2005.

NATION, I. S. P.; NEWTON, Jonathan M. Teaching ESL/EFL listening and speaking. New York: Routledge, 2009.

NUNAN, David. Approaches to teaching listening in the language classroom. In: KOREA TESOL CONFERENCE, 1997, Kyoung-ju. Proceedings [...].: Korea TESOL, 1997. p. 1-10.

NUNAN, David. Listening in language learning. Methodology in Language Teaching: An Anthology of Current Practice, Cambridge, p. 238-241, 2002.

ROST, Michael. Listening tasks and language acquisition. In: JALT CONFERENCE, 2002, Tóquio. Proceedings [...].Tóquio: The Japan Association for Language Teaching, v. 25, p. 18-28, 2002.

ROST, Michael. Teaching and researching listening. 2 nd ed. Harlow: Pearson Education Limited, 2011.

UR, Penny. Teaching listening comprehension. Cambridge: Cambridge University Press, 2013.

VANDERGRIFT, Larry. Listening to learn or learning to listen?. Annual Review of Applied Linguistics, Cambridge, v. 24, p. 3-25, 2004.

VANDERGRIFT, Larry. Recent developments in second and foreign language listening comprehension research. Language Teaching, Cambridge, v. 40, n. 3, p. 191-210, 2007.

Downloads

Publicado

31-12-2021

Como Citar

TANG, Yanping. Desenvolvimento da compreensão oral em Português Língua Segunda com recurso a materiais semi-autênticos. Entretextos, Londrina, v. 21, n. 3Esp., p. 198–217, 2021. DOI: 10.5433/1519-5392.2021v21n3Esp.p198. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/44607. Acesso em: 29 jun. 2024.