As marcas de coerência e coesão na produção textual de jovens com síndrome de Down

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n2p191

Palavras-chave:

Coerência. Coesão. Síndrome de Down.

Resumo

Este trabalho objetiva analisar as marcas de coerência e coesão na produção textual de jovens com síndrome de Down (SD), observando a continuidade, progressão, não contradição e articulação. O estudo foi efetuado com quatro jovens que frequentam o Laboratório de Pesquisa e Estudos em Neurolinguística da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e participam do Grupo de Pesquisa “Fala Down”. A produção textual consistiu em duas etapas: organização de gravuras e escrita do texto. A pesquisa está fundamentada na linguística textual e nos estudos sobre coerência e coesão realizados por Costa Val (2000, 2006), Charolles (1988) e Koch (2014). A análise dos dados priorizou a sequência lógica na organização das gravuras e os recursos linguísticos utilizados no texto. Os resultados evidenciam que as jovens organizaram o texto de forma coerente, mantendo a continuidade, progressão, não contradição e articulação. Apesar da carência de elementos linguísticos nas frases, não houve comprometimento no sentido geral da produção textual.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rayana Thyara de Lima Rêgo Ladeia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UNEB

Doutoranda em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

 

Giulia Castellani Boaretto, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UNEB

Doutoranda em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Carla Salati Almeida Ghirello-Pires, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UNEB

Pós Doutorado em Psicologia - Universidade Estadual de Maringá. Doutora em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Referências

ABAURRE, M. B. M.; COUDRY, M. I. H. Em torno de sujeitos e olhares. Estudos da Língua(gem), Campinas, v. 6, n. 2, 171-191, 2008.

ANTUNES, I. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

ANTUNES, I. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

BERNÁRDEZ, E. Introducción a la lingüística del texto. Madri: Espasa-Calpe, 1982.

COSTA VAL, M. G. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

COSTA VAL, M. G. Repensando a textualidade. In: AZEREDO, J. C (org.). Língua portuguesa em debate: conhecimento e ensino. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 34-51.

CHAROLLES, M. Introdução aos problemas de coerência dos textos. In: GALVES, C. et al.(org.). O texto: escrita e leitura. Campinas: Pontes, 1988. p. 39-85.

GOMES, A. L. L. A produção escrita de alunos com e sem síndrome de Down: uma análise da coerência textual. Educar em Revista, Curitiba, n. 47, p. 285-300, jan./mar. 2013.

GUNN, P. Speech and Language. In: LANE, D. E.; STRATFORD, B. Current approaches to Down´symdrome. Londres: Holt, Rincharte Winston, 1985. p. 235-246.

GHIRELLO-PIRES, C. S. A.; LABIGALINI, A. P.V. Síndrome de Down: o funcionamento da linguagem. In: COUDRY, M. I. H.; FREIRE, F. M. P.; ANDRADE, M. L. F.; SILVA, M. A. (Org.). Caminhos da Neurolinguistica Discursiva: Teorização e Práticas com a Linguagem. Campinas: Mercado de Letras Edições e Livraria, 2011. p. 357-376.

HORSTMEIER, D. A. Comunicação. In: PUESCHEL, S. (org.) Síndrome de Down: guia para pais e educadores. Campinas: Papirus, 1995. p. 39-65.
KOCH, I. V. O texto e a construção dos sentidos. 10. ed. São Paulo: Contexto, 2014.

MARCUSCHI, L. A. Linguística textual: o que é e como se faz. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

MILLER, J. F. Desenvolvimento lexical em crianças pequenas com síndrome de Down. In: CHAPMAN, R. S. Processos de distúrbios na aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. p. 121-139.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2008.

SCHWARTZMAN, J. S. Síndrome de Down. São Paulo: Editora Mackenzie, 1999.
TRISTÃO, R. M.; FEITOSA, M. S. G. Linguagem na síndrome de Down. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 14, n. 2, p.127-137, maio/ago. 1998.

Downloads

Publicado

29-12-2021

Como Citar

LADEIA, R. T. de L. R.; BOARETTO, G. C.; GHIRELLO-PIRES, C. S. A. As marcas de coerência e coesão na produção textual de jovens com síndrome de Down. Entretextos, Londrina, v. 21, n. 2, p. 191–208, 2021. DOI: 10.5433/1519-5392.2021v21n2p191. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/42551. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos