As marcas de coerência e coesão na produção textual de jovens com síndrome de Down
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n2p191Palavras-chave:
Coerência. Coesão. Síndrome de Down.Resumo
Este trabalho objetiva analisar as marcas de coerência e coesão na produção textual de jovens com síndrome de Down (SD), observando a continuidade, progressão, não contradição e articulação. O estudo foi efetuado com quatro jovens que frequentam o Laboratório de Pesquisa e Estudos em Neurolinguística da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e participam do Grupo de Pesquisa “Fala Down”. A produção textual consistiu em duas etapas: organização de gravuras e escrita do texto. A pesquisa está fundamentada na linguística textual e nos estudos sobre coerência e coesão realizados por Costa Val (2000, 2006), Charolles (1988) e Koch (2014). A análise dos dados priorizou a sequência lógica na organização das gravuras e os recursos linguísticos utilizados no texto. Os resultados evidenciam que as jovens organizaram o texto de forma coerente, mantendo a continuidade, progressão, não contradição e articulação. Apesar da carência de elementos linguísticos nas frases, não houve comprometimento no sentido geral da produção textual.
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