As marcas de coerência e coesão na produção textual de jovens com síndrome de Down

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n2p191

Palavras-chave:

Coerência. Coesão. Síndrome de Down.

Resumo

Este trabalho objetiva analisar as marcas de coerência e coesão na produção textual de jovens com síndrome de Down (SD), observando a continuidade, progressão, não contradição e articulação. O estudo foi efetuado com quatro jovens que frequentam o Laboratório de Pesquisa e Estudos em Neurolinguística da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e participam do Grupo de Pesquisa “Fala Down”. A produção textual consistiu em duas etapas: organização de gravuras e escrita do texto. A pesquisa está fundamentada na linguística textual e nos estudos sobre coerência e coesão realizados por Costa Val (2000, 2006), Charolles (1988) e Koch (2014). A análise dos dados priorizou a sequência lógica na organização das gravuras e os recursos linguísticos utilizados no texto. Os resultados evidenciam que as jovens organizaram o texto de forma coerente, mantendo a continuidade, progressão, não contradição e articulação. Apesar da carência de elementos linguísticos nas frases, não houve comprometimento no sentido geral da produção textual.

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Biografia do Autor

Rayana Thyara de Lima Rêgo Ladeia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UNEB

Doutoranda em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

 

Giulia Castellani Boaretto, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UNEB

Doutoranda em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Carla Salati Almeida Ghirello-Pires, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UNEB

Pós Doutorado em Psicologia - Universidade Estadual de Maringá. Doutora em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

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Publicado

29-12-2021

Como Citar

LADEIA, Rayana Thyara de Lima Rêgo; BOARETTO, Giulia Castellani; GHIRELLO-PIRES, Carla Salati Almeida. As marcas de coerência e coesão na produção textual de jovens com síndrome de Down. Entretextos, Londrina, v. 21, n. 2, p. 191–208, 2021. DOI: 10.5433/1519-5392.2021v21n2p191. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/42551. Acesso em: 17 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos