Ensino híbrido e ambiente virtual de aprendizagem na aula de inglês: a perspectiva de alunos do ensino médio técnico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n2p133

Palavras-chave:

Ensino híbrido, Ambiente virtual de aprendizagem, Aplicativos educacionais

Resumo

Esta pesquisa busca criar inteligibilidade sobre a introdução de um ensino híbrido da língua inglesa no contexto do ensino médio técnico de uma escola pública. A proposta pedagógica incluiu a realização de exercícios diários em aplicativos educacionais e de tarefas específicas para revisão e aprofundamento de conteúdo das aulas postadas periodicamente em um ambiente virtual de aprendizagem. Assim, a fundamentação teórica inclui os seguintes temas: ensino híbrido (GARRIDO, 2009; GEBRAN, 2009; BACICHI e MORAN, 2015; MORAN, 2015), ambientes virtuais de aprendizagem (DILLENBOURG, SCHNEIDER e SYNTEKA, 2002) e learning management system (BERKING e GALLAGHER, 2013). Com o objetivo de investigar a utilização e avaliação dos recursos on-line integrados à disciplina a partir da perspectiva dos alunos, foi conduzido um estudo de caso de natureza etnográfica (ANGROSINO, 2005; HARRIS, 2008; YIN, 2009), contando com entrevistas presenciais e registros dos conteúdos (atividades e recursos) do ambiente virtual de aprendizagem para a geração de dados. Os resultados indicam que os estudantes avaliam o ensino híbrido positivamente, mas privilegiam efetuar as tarefas postadas no ambiente virtual e não as tarefas diárias dos aplicativos educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thamiris Oliveira de Araujo, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutoranda  em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.  Professora no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense.

Mariana Guedes Bartolo, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Referências

ANGROSINO, M. V. Recontextualizing Observation: Ethnography, Pedagogy, and the Prospects for a Progressive Political Agenda. In N. K. Denzin & Y. S. Lincoln (Eds.), The Sage handbook of qualitative research (pp. 729–745). Sage Publications Ltd, 2005.

BACICH, L.; MORAN, J. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio, [s. l.], n. 25, p. 45-47, jun. 2015. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2015/07/hibrida.pdf. Acesso em: 07 jan. 2019.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

BERKING, P.; GALLAGHER, S. Choosing a learning management system. Advanced Distributed Learning (ADL), 16 Dec. 2016. Disponível em: www.adlnet.gov/wp-content/uploads/2013/05/Choosing_an_LMS.pdf. Acesso em: 14 jan. 2019.

DENZIN, N.; LINCOLN, Y. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N.; LINCOLN, Y. (org.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-41.

DILLENBOURG, P.; SCHNEIDER, D.; SYNTEKA, P. Virtual Learning environments. In: HELLENIC CONFERENCE “INFORMATION & COMMUNICATION TECHNOLOGIES IN EDUCATION”, 3., 2002, Grécia. Proceedings […]. Grécia: Kastaniotis Editions, 2002. p. 3-18.

GARRIDO, S. M. L. Planejamento. Curitiba: IESDE Brasil, 2009.

GEBRAN, M. P. Tecnologias educacionais. Curitiba: IESDE Brasil, 2009.
HARRIS, L. R. A Phenomenographic investigation of teacher conceptions of student engagement in learning. Australian Educational Researcher, [s. l.], v. 35, n. 1, p. 57–79, 2008. Disponível em: http://www.eric.ed.gov/ERICWebPortal/contentdelivery/servlet/ERICServlet?accno=
EJ793463. Acesso em: 22 jun. 2019.

MORAN, J. Educação híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, L.; NETO, A.; TREVISANI, F. (org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

SANTAELLA, L. A aprendizagem ubíqua substitui a educação formal? Revista de Computação e Tecnologia, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 1-6, 2010. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/ReCET/issue/view/223/showToc. Acesso em 22 jun. 2019.

VYGOTSKY, L. S. Interação entre aprendizado e desenvolvimento. In: VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

YIN, R. K. Case study research: design and methods. London: SAGE, 2009.

Downloads

Publicado

29-12-2021

Como Citar

ARAUJO, Thamiris Oliveira de; BARTOLO, Mariana Guedes. Ensino híbrido e ambiente virtual de aprendizagem na aula de inglês: a perspectiva de alunos do ensino médio técnico. Entretextos, Londrina, v. 21, n. 2, p. 133–152, 2021. DOI: 10.5433/1519-5392.2021v21n2p133. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/42189. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos