Traços de abordagens no ensino-aprendizagem de Português como Língua Estrangeira: uma experiência com professores em formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n1p177

Palavras-chave:

Português como Língua Estrangeira, Análise de abordagem, Professores em formação.

Resumo

À luz de Almeida Filho (1997), Anthony (1963), Prabhu (1990) e outros, concebemos “abordagem” como a filosofia com potencial para orientar os processos de ensinar e de aprender de seus agentes. Neste trabalho, buscamos analisar elementos que possam indicar a predominância de abordagens no processo de ensino de PLE, por meio de concepções acerca do ensino de língua apontadas por professores em formação, bem como da atuação desses agentes em projeto de extensão de uma universidade pública do interior paulista. Tendo isso em vista, apoiadas no paradigma qualitativo-interpretativista, utilizamos como instrumentos de produção de dados questionário semiestruturado, observação de aula, notas de campo e gravação de aula em áudio. A partir desses procedimentos metodológicos, identificamos que os professores em formação mobilizaram recursos pedagógicos alinhados à abordagem Gramatical Comunicativizada, já que fazem uso de práticas reconhecidamente estruturais, porém de forma contextualizada e justificada. Por fim, compreendemos que o reconhecimento de determinada abordagem pode ajudar a esclarecer práticas de professores e, oportunamente, auxiliar na reflexão dessas ações em busca do aprimoramento da ação profissional.

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Biografia do Autor

Renata Tironi de Camargo, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Tábata Quintana Yonaha, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

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Publicado

17-05-2021

Como Citar

TIRONI DE CAMARGO, Renata; QUINTANA YONAHA, Tábata. Traços de abordagens no ensino-aprendizagem de Português como Língua Estrangeira: uma experiência com professores em formação. Entretextos, Londrina, v. 21, n. 1, p. 177–201, 2021. DOI: 10.5433/1519-5392.2021v21n1p177. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/41056. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos