Traços de abordagens no ensino-aprendizagem de Português como Língua Estrangeira: uma experiência com professores em formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n1p177

Palavras-chave:

Português como Língua Estrangeira, Análise de abordagem, Professores em formação.

Resumo

À luz de Almeida Filho (1997), Anthony (1963), Prabhu (1990) e outros, concebemos “abordagem” como a filosofia com potencial para orientar os processos de ensinar e de aprender de seus agentes. Neste trabalho, buscamos analisar elementos que possam indicar a predominância de abordagens no processo de ensino de PLE, por meio de concepções acerca do ensino de língua apontadas por professores em formação, bem como da atuação desses agentes em projeto de extensão de uma universidade pública do interior paulista. Tendo isso em vista, apoiadas no paradigma qualitativo-interpretativista, utilizamos como instrumentos de produção de dados questionário semiestruturado, observação de aula, notas de campo e gravação de aula em áudio. A partir desses procedimentos metodológicos, identificamos que os professores em formação mobilizaram recursos pedagógicos alinhados à abordagem Gramatical Comunicativizada, já que fazem uso de práticas reconhecidamente estruturais, porém de forma contextualizada e justificada. Por fim, compreendemos que o reconhecimento de determinada abordagem pode ajudar a esclarecer práticas de professores e, oportunamente, auxiliar na reflexão dessas ações em busca do aprimoramento da ação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Tironi de Camargo, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Tábata Quintana Yonaha, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Referências

ABRAHÃO, Maria Helena Vieira. Algumas reflexões sobre a abordagem comunicativa, o pós-método e a prática docente. Revista Entrelínguas, Araraquara, v. 1, n. 1, p. 25-41, set. 2015. Disponível em:
https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/8051. Acesso em: 27 mar. 2020.

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. A abordagem orientadora da ação do professor. In: ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes (org.). Parâmetros atuais para o ensino de português língua estrangeira. Campinas: Pontes, 1997. p. 13-28.

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. A operação global de ensino de línguas e o modelo OGEL. In: ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Quatro estações no ensino de línguas. Campinas: Pontes, 2012. p. 9-30.

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Ensino-aprendizagem de português como LE e L2: Fundamentos de abordagem e formação. In: ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Fundamentos de abordagem e formação no ensino de PLE e de outras línguas. Campinas: Pontes, 2011. p. 11-37.

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Linguística aplicada: ensino de línguas e comunicação. Campinas: Pontes Editores e ArteLíngua, 2005.

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. O português como língua não-materna: concepções e contextos de ensino. Museu da Língua Portuguesa Estação da Luz. São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.museudalinguaportuguesa.org.br/colunas_interna.php?id_coluna=4. Acesso em: 16 out. 2018.

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Sobre competências de ensinar e de aprender línguas. In: ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de (org.). Competências de aprendizes e professores de línguas. Campinas: Pontes, 2014. p. 11-34.

ANTHONY, Edward. Approach, method, and technique. English Language Teaching. London, v. 17, p. 63-67, jan. 1963.

CAMPOS, Ticiana Ribeiro. Forças de abordagens em busca de uma equação de ensinar e aprender LE. 2007. 88 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

CUNHA, Maria Jandyra Cavalcanti. Pesquisa aplicada na área de português para falantes de outras línguas: procedimentos metodológicos. In: ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de; CUNHA, Maria Jandyra Cavalcanti. (org.). Projetos iniciais em português para falantes de outras línguas. Campinas: Pontes, 2007. p. 57-85.

DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna (ed.). The SAGE handbook of qualitative research. 5 th ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 2018.

EBERHARD, David M.; SIMONS, Gary F.; FENNIG, Charles D. Ethnologue: languages of the world. 2020. Disponível em: https://www.ethnologue.com/country/BR/languages.
Acesso em: 21 set. 2020.

FETTERMAN, David. Ethnography: step by step. London: Sage, 1998.

FRANCO, Marilda Macedo Souto; ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes. O conceito de competência comunicativa em retrospectiva e perspectiva. Revista Desempenho, Brasília, v. 1, n. 11, jun. 2009.

FREITAS, Mirelle da Silva; BARBIRATO, Rita de Cássia. Apontamentos da pesquisa nacional sobre o construto de abordagem. In: FREITAS, Mirelle da Silva; ORTALE, Fernanda Landucci (org.). Estudos de abordagem no ensino de línguas e formação docente. Campinas: Pontes, 2020. p. 47-69.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Documento base do exame Celpe-Bras. Brasília: INEP, 2020.

MACÊDO, Camila Oliveira. (Re)planejamento de cursos de português como segunda língua: um caminho para política institucional. 2016. 125 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

PRABHU, Nagore Seshagiri. There is no best method – why? Tesol Quarterly, Washington, v. 24, n. 2, p. 161-176, 1990.

SANTOS, Marcelo; ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Análise de abordagem de ensino de língua no limite. Revista SIPLE, Brasília, v. 2, n. 2, p. 102-118, out., 2011.

VIANA, Nelson. O conceito de abordagem na formação e atuação de professores de língua(s): partitura e(m) execução. In: FREITAS, Mirelle da Silva; ORTALE, Fernanda Landucci (org.). Estudos de abordagem no ensino de línguas e formação docente.Campinas: Pontes, 2020. p. 7-14.

YIN, Robert K. Qualitative research from start to finish. 2. ed. New York: The Guilford Press, 2016.

Downloads

Publicado

17-05-2021

Como Citar

TIRONI DE CAMARGO, Renata; QUINTANA YONAHA, Tábata. Traços de abordagens no ensino-aprendizagem de Português como Língua Estrangeira: uma experiência com professores em formação. Entretextos, Londrina, v. 21, n. 1, p. 177–201, 2021. DOI: 10.5433/1519-5392.2021v21n1p177. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/41056. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos