O gênero textual biografia como eixo organizador de uma proposta de intervenção didática na educação básica

Autores

  • Marilúcia dos Santos Domingos Striquer Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) https://orcid.org/0000-0001-7511-3921
  • Margarina Paulino de Cerqueira Pinto Secretaria de Educação do Estado do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2019v19n1p87

Palavras-chave:

Gêneros textuais, Biografia, Modelização, Sequência didática, Interacionismo sociodiscursivo

Resumo

Este artigo apresenta o processo de elaboração e de implementação de um projeto de intervenção pedagógica destinado ao desenvolvimento da produção textual dos alunos do 6º ano do ensino fundamental, tendo como eixo organizador o gênero textual biografia. O arcabouço teórico se constitui dos pressupostos da vertente didática do Interacionismo Sociodiscursivo. Os resultados demonstram como a modelização contribui para que as características do gênero pudessem ser selecionadas pelo professor como objeto de ensino; e como o aporte teórico-metodológico possibilitou que a cultura local pudesse ser conhecida e motivadora para os alunos, bem como para o aprimoramento da prática da produção de texto dos alunos, exemplificada em um exemplar do gênero produzido pelos alunos.

 

 

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Biografia do Autor

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutora em Estudos da Linguagem. Professora e pesquisadora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Margarina Paulino de Cerqueira Pinto, Secretaria de Educação do Estado do Paraná

Professora da Secretaria de Educação do Estado do Paraná e professora da Prefeitura Municipal de Ourinhos-SP. Especialista em Letras: Português, Literatura e Espanhol.

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Publicado

01-07-2019

Como Citar

STRIQUER, Marilúcia dos Santos Domingos; PINTO, Margarina Paulino de Cerqueira. O gênero textual biografia como eixo organizador de uma proposta de intervenção didática na educação básica. Entretextos, Londrina, v. 19, n. 1, p. 87–107, 2019. DOI: 10.5433/1519-5392.2019v19n1p87. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/37075. Acesso em: 3 nov. 2024.