O gênero textual biografia como eixo organizador de uma proposta de intervenção didática na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2019v19n1p87Palavras-chave:
Gêneros textuais, Biografia, Modelização, Sequência didática, Interacionismo sociodiscursivoResumo
Este artigo apresenta o processo de elaboração e de implementação de um projeto de intervenção pedagógica destinado ao desenvolvimento da produção textual dos alunos do 6º ano do ensino fundamental, tendo como eixo organizador o gênero textual biografia. O arcabouço teórico se constitui dos pressupostos da vertente didática do Interacionismo Sociodiscursivo. Os resultados demonstram como a modelização contribui para que as características do gênero pudessem ser selecionadas pelo professor como objeto de ensino; e como o aporte teórico-metodológico possibilitou que a cultura local pudesse ser conhecida e motivadora para os alunos, bem como para o aprimoramento da prática da produção de texto dos alunos, exemplificada em um exemplar do gênero produzido pelos alunos.
Downloads
Referências
BALTAR, Marcos; NARDI, Fabiele Stockmans; FERREIRA, Luciane Todeschini; GASTALDELLO, Maria Eugênnia. O interacionismo sociodiscursivo na formação dos professores: o perigo da gramaticalização dos gêneros textuais. Signum, Londrina, v. 1, n. 8, p. 159-172, 2005.
BARROS, Eliana Merlin Deganutti. Transposição didática externa: a modelização do gênero na pesquisa colaborativa. Raído, Dourados, v. 6, n. 11, p. 11-35, jan./jun. 2012.
BRASIL. Ministério da Educação do Desporto. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa: ensino fundamental. Brasília: MEC, 1997.
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequência didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. p. 95-128.
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.
FRAZÃO, Dilva. Monteiro Lobato: escritor brasileiro. Disponível em: https://www.ebiografia.com/monteiro_lobato/. Acesso em: 25 jun. 2019.
LUIS Fernando Veríssimo: escritor e humorista brasileiro. UOL, São Paulo, 2005. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/biografias/luis-fernandoverissimo.htm. Acesso em: 25 jun. 2019.
MARECO, Raquel Tiemi Masuda; ALFENA, Gelise. Biografia: da construção de um modelo didático às capacidades de linguagem ensináveis em sala de aula. Revista Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 8, n. 16, p. 75-96, 2. sem. 2012.
MARIO Quintana. Sua pesquisa. Disponível em: https://www.suapesquisa.com/biografias/mario_quintana.htm. Acesso em: 25 jun. 2019.
MOREIRA, Daniele Fernanda Feliz. Pedro Bandeira. Info Escola, 2017. Disponível em: https://www.infoescola.com/biografias/pedro-bandeira/. Acesso em: 25 jun. 2019.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes curriculares da rede pública de educação básica do Estado do Paraná: língua portuguesa. Curitiba: SEE, 2008.
PINTO, Margarida Paulino de Cerqueira. Biografia: desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos da educação básica e disseminação da cultura local. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE: produções didático-pedagógicas. Curitiba: SEE, 2016. (Cadernos PDE, n. 2).
ROJO, Roxane; BARBOSA, Jaqueline P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.
ZIRALDO: jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor. UOL, São Paulo, 2005. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/biografias/ziraldo.htm. Acesso em: 25 jun. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.