Conceitos de sequência didática subjacentes a uma proposta de ensino de artigo de opinião pautada na prática de análise linguística
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2016v16n2p29Palavras-chave:
Sequência didática, Modelização didática, Ensino de escritaResumo
O presente artigo tem como objetivo principal analisar uma sequência didática (SD) desenvolvida para o ensino de produção textual do gênero artigo de opinião para alunos do Ensino Fundamental II (9° ano), que adotou a prática de análise linguística como perspectiva metodológica de ensino. Assim, as aulas tinham como foco principal a prática de análise linguística no desenvolvimento da progressão temática textual das produções dos alunos. Para tanto, além de atividades de reescrita do gênero artigo de opinião (tanto coletiva quanto individual), também foram desenvolvidas atividades que abordaram a temática dos textos, bem como o encadeamento textual através do uso dos operadores argumentativos. Observamos como a sequência foi executada, que concepção de SD subjaz à sequência analisada e se, de fato, esse modelo segue as prescrições teóricas sobre esse assunto, relacionando as noções de SD e modelização didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) com a sequência já desenvolvida e concretizada. Analisamos, dessa forma, se seguimos o modelo de SD de Genebra (Dolz, Noverraz e Schneuwly, 2004) e se houve adaptações, verificando se as atividades propostas pela SD favoreceram o ensino de um gênero argumentativo. Os resultados apontam mudanças em relação ao conceito tradicional de sequência didática apresentado pelo grupo de Genebra.Downloads
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