Educar ao humanismo solidário

compreendendo os fundamentos para uma "outra" práxis docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n3p806

Palavras-chave:

Pacto educativo global, Educação humanista, Práxis educativa

Resumo

O Pacto Educativo Global traz novos fundamentos para a Educação com uma proposta de Novo Humanismo. Indagar sobre essa nova perspectiva, suas bases, concepções e justificativas é relevante na busca por uma formação articulada com a ecologia integral. O "Educar ao Humanismo Solidário" se propõe a desvelar as promessas não cumpridas pelo sistema econômico vigente e suas implicações para o meio ambiente, no qual a vida humana está inserida. Assim, esta pesquisa teve como objetivo investigar uma práxis educativa humanista a partir do Pacto Educativo Global e de seus conceitos fundamentais. Para tanto, recorremos a uma abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa documental com análise de discursos, homilias, exortações e encíclicas produzidas pelo Papa Francisco de 2013 a 2023, ou seja, nos dez primeiros anos de seu papado. A compreensão da práxis, no contexto educacional, tradicionalmente, implica em uma abordagem que integra teoria e prática, reflexão e ação, visando a formação de indivíduos conscientes e críticos. Com o Papa Francisco, identificamos uma práxis que, além da reflexão (mente) e ação (mãos), insere o sentimento, o amor (coração) como tripé de uma Educação Humanista

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Teodoro Adriano Costa Zanardi, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduação em Direito (1999) e Pedagogia (2018), Mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003), Doutorado em Educação (Currículo) pela PUC São Paulo (2009). Realizou estágio pós-doutoral em Educação pela Universidade de Colônia (Alemanha) (2012) com bolsa da CAPES. Professor Adjunto IV do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atuou como consultor da UNESCO na implantação da Educação Integral no Ensino Médio na Rede Estadual de Minas Gerais. Membro da Associação Brasileira de Currículo (ABdC), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (ANPED) e da Rede Freireana de Pesquisadores. Líder do Grupo de Pesquisa Currículo crítico, Educação transformadora: políticas e práticas e do Grupo de Pesquisa Estudos e Debates sobre o Ensino Médio. Editor-chefe da Revista @rquivo Brasileiro de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no campo do currículo, educação integral, ensino médio e pedagogia freireana. Comentarista semanal da Rádio CBN - BH como colunista do quadro "Escola da Vida".

Damaris Araújo Brito, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduada em Administração pela Unitins - EADUCON. Estudante do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais 

Taiara Morais, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Estudante de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Edson da Silva Pereira, Colégio Santa Cruz

Doutorando em Educação pela PUC Minas. Mestrado em Psicologia Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de Chile (2021). Graduação em Psicologia (2012) e Teologia (2022). Diretor da Pastoral

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Storia della filosofia: pensiero medievale e rinascimentale: dal misticismo a bacone. Roma: Gruppo Editoriale L’Espresso, 2005. v. 2.

CONGREGATIO DE INSTITUTIONE CATHOLICA. Pacto educativo global: vademecum. Roma: Congregatio de Institutione Catholica, [2019]. Disponível em: https://www.educationglobalcompact.org/resources/Risorse/vademecum-portuges.pdf. Acesso em: 25 ago. 2023.

FRANCISCO, Papa. Discurso do Papa Francisco à plenária da pontifícia comissão para a América Latina. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 2014a. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2014/february/documents/papa-francesco_20140228_pontificia-commissione-america-latina.html. Acesso em: 15 set. 2023.

FRANCISCO, Papa. Discurso do Papa Francisco aos estudantes e professores das escolas italianas. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 2014b. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2014/may/documents/papa-francesco_20140510_mondo-della-scuola.html. Acesso em: 17 nov. 2023.

FRANCISCO, Papa. Discurso do Papa Francisco aos participantes do encontro promovido pelo pontifício instituto de estudos árabes e islâmicos. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 2015a. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2015/january/documents/papa-francesco_20150124_pisai.html. Acesso em: 10 set. 2023.

FRANCISCO, Papa. Discurso do Papa Francisco aos participantes na plenária da congregação para a educação católica. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 2014c. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2014/february/documents/papa-francesco_20140213_congregazione-educazione-cattolica.html. Acesso em: 17 nov. 2023.

FRANCISCO, Papa. Discurso do Papa Francisco aos participantes no congresso mundial promovido pela congregação para a educação católica com o tema “educar hoje e amanhã: uma paixão que se renova”. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 2015b. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2015/november/documents/papa-francesco_20151121_congresso-educazione-cattolica.html. Acesso em: 17 nov. 2023.

FRANCISCO, Papa. Discurso do Papa Francisco aos participantes no seminário sobre o tema "Education: The Global Compact" promovido pela Pontificia Academia das Ciências Sociais. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 2020a. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2020/february/documents/papa-francesco_20200207_education-globalcompact.html. Acesso em: 10 set. 2023.

FRANCISCO, Papa. Discurso do Papa Francisco os participantes no Encontro Internacional para os responsáveis regionais e nacionais da Pastoral Carcerária. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 2019a. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2019/november/documents/papa-francesco_20191108_pastorale-carceraria.html. Acesso em: 10 set. 2023.

FRANCISCO, Papa. Discurso do Santo Padre ao Parlamento Europeu. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 2014d. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2014/november/documents/papa-francesco_20141125_strasburgo-parlamento-europeo.html. Acesso em: 17 out. 2023.

FRANCISCO, Papa. Encontro do Papa Francisco com os estudantes da escola "Visconti" de Roma por ocasião do Jubileu Aloisiano. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 2019b. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2019/april/documents/papa-francesco_20190413_studenti-visconti.html. Acesso em: 10 set. 2023.

FRANCISCO, Papa. Evangelli Gaudium. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 2013. (Exortação Apostólica). Disponível em: https://www.vatican.va/content/dam/francesco/pdf/apost_exhortations/documents/papa-francesco_esortazione-ap_20131124_evangelii-gaudium_po.pdf. Acesso em: 20 fev. 2024.

FRANCISCO, Papa. Fratelli tutti. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 2020b. (Lettera Enciclica). Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/it/encyclicals/documents/papa-francesco_20201003_enciclica-fratelli-tutti.html. Acesso em: 10 set. 2023.

FRANCISCO, Papa. Laudato sì. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 2015c. (Carta Encíclica). Disponível em: https://www.vatican.va/content/dam/francesco/pdf/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si_po.pdf. Acesso em: 20 fev. 2024.

FRANCISCO, Papa. Mensagem do Papa Francisco para o lançamento do Pacto Educativo. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 2019c. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/pont-messages/2019/documents/papa-francesco_20190912_messaggio-patto-educativo.html. Acesso em: 10 set. 2023.

FRANCISCO, Papa. Papa: a esperança cristã é uma âncora que dá sentido à vida. Vatican News, Vaticano, 2 nov. 2020c. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2020-11/papa-francisco-finados-esperanca-crista-ancora.html#:~:text=%E2%80%9CA%20esperan%C3%A7a%20nos%20atrai%20e,%C3%A0%20corda%2C%20nos%20sustentamos.%E2%80%9D. Acesso em: 20 set. 2023.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 48. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

MOTA, Guadalupe Côrrea. Pedagogia da vida: hermenêutica para um pacto educativo. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 10, n. 19, p. 324-343, dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2022v10n19p324-343. DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2022v10n19p324-343

MOTA, Guadalupe Corrêa; SANTOS, Carolina Mureb. pacto educativo global: uma síntese das prioridades pastorais do Papa Francisco: uma reflexão ético-pedagógica sobre os 7 compromissos do pacto educativo global. Revista de Cultura Teológica, São Paulo, ano 32, n. 107, jan./abr. 2024. DOI 10.23925/rct.i107.63704.

PETRARCA, Francesco. Familiares. Malaucena: Associazione Storico-culturale S. Agostino, 1336. (Lettera, v. 4, n. 1). Disponível em: http://www.cassiciaco.it/navigazione/scriptorium/testi%20medioevo/petrarca/familiares/lettera_IV_1.html. Acesso em: 3 fev. 2024.

VÁZQUEZ, Adolfo Sanchez. Filosofia da práxis. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

ZANI, Angelo Vincenzo. Educazione tra crisi e speranza: linee-guida per il patto educativo globale. In: ZANI, Angelo Vincenzo (org.). Educazione tra crisi e speranza: linee-guida per il patto educativo globale. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 2021.

Downloads

Publicado

07-10-2024

Como Citar

ZANARDI, Teodoro Adriano Costa; BRITO, Damaris Araújo; SANTOS, Taiara Otelina Morais; PEREIRA, Edson da Silva. Educar ao humanismo solidário: compreendendo os fundamentos para uma "outra" práxis docente. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 3, p. 806–827, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n3p806. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/51190. Acesso em: 21 out. 2024.