O conceito de formação na filosofia de Hegel, Kant e Dewey
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n1p92Palavras-chave:
Formação; Ensino de filosofia; Pensamento; Hegel; Kant; DeweyResumo
Este trabalho busca compreender o conceito de formação como temática central da filosofia da educação. A questão que enreda a análise proposta é: Em que bases a formação pode ser conceituada? O problema posto delimita o seguinte objetivo deste estudo: analisar o conceito de formação na perspectiva filosófica de Hegel, Kant e Dewey para compreender sua relação com a educação. A metodologia da pesquisa é de caráter bibliográfico e consiste em analisar o conceito de formação na no pensamento de Hegel, Kant e Dewey. Como resultado, a pesquisa problematiza a concepção de formação do ser humano como subsidiária do conteúdo da filosofia na perspectiva de Hegel assemelhada a viagem e conhecimento. Indaga também a formação humana como filosofar sem o conteúdo filosófico acabado, como êxodo dos tutoramentos. Apresenta a alternativa de Dewey que aponta a dimensão conflituosa e problemática na contingência da situação como motor que move o pensamento e que move a vida e que este autor tematiza no conceito de experiência lastreado no princípio de continuidade e interação, reconstrução e crescimento. Filosofar é mergulhar na experiência, estar molhado da sua materialidade e imaterialidade histórica, social e cultural. A formação adquire o sentido de formagir educativo e democrático.
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