Ensino médio integrado no campo: a experiência dos CEIERS - Centros Estaduais Integrados de Educação Rural do Espírito Santo (CEIER)

Autores

  • João Batista Pereira Alves Universidade Estadual do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Marise Nogueira Ramos Universidade Estadual do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2018v3n1p27

Palavras-chave:

Ensino médio integrado, Educação profissional integrada ao ensino médio, Educação do campo, CEIER

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar resultados da análise sobre a integração da Educação Profissional com o Ensino Médio na experiência dos Centros Estaduais Integrados de Educação Rural (CEIERs). O fio condutor da investigação parte da premissa de que a concepção que orienta essa integração é coerente com um projeto de desenvolvimento social que nega a relação imediata da educação com o mercado de trabalho, tendo a plena formação humana como horizonte; mas reconhece a profissionalização como uma mediação necessária à classe trabalhadora de produzir sua existência por meio do seu trabalho de forma digna. O estudo empírico foi realizado mediante análise dos projetos político-pedagógicos de três CEIERs localizados em municípios do noroeste do Espírito Santo – Águia Branca (CEIER/AB), Boa Esperança (CEIER/BE) e Vila Pavão (CEIER/VP) – articulada a dados de entrevistas realizadas com diretores, professores e estudantes dessas escolas. Com este texto, pretendemos demonstrar a relação entre a concepção de Ensino Médio Integrado e a Educação do Campo, ao se constatar que, no enfrentamento de contradições impostas pela hegemonia do capital, essas escolas têm desenvolvido uma proposta político-pedagógica orientada por princípios dessa concepção mediante uma experiência da integração entre Educação Profissional e Ensino Médio na Educação do Campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Batista Pereira Alves, Universidade Estadual do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ. Técnico da Gerência de Educação Profissional da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo.

Marise Nogueira Ramos, Universidade Estadual do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Educação (UFF). Professora  Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

CALAZANS, Maria Julieta Costa. Para compreender a educação do estado no meio rural: traços de uma trajetória. In: THERRIEN, Jacques; DAMASCENO, Maria Nobre (org.). Educação e escola no campo. Campinas: Papirus, 1993. p. 15-40.

CARVALHO, José Murilo de. Mandonismo, coronelismo, clientelismo: uma discussão conceitual. Dados: Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 40, n. 2, 1997. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0011- 52581997000200003. Acesso em: 20 jul. 2017.

CEIER - CENTRO ESTADUAL INTEGRADO DE EDUCAÇÃO RURAL (Espírito Santo). Plano de Curso. Águia Branca: CEIER, 2014a.

CEIER - CENTRO ESTADUAL INTEGRADO DE EDUCAÇÃO RURAL (Espírito Santo). Projeto Político Pedagógico. Águia Branca: CEIER, 2014b.

CEIER - CENTRO ESTADUAL INTEGRADO DE EDUCAÇÃO RURAL (Espírito Santo). Projeto Político Pedagógico. Boa Esperança: CEIER, 2014c.

CEIER - CENTRO ESTADUAL INTEGRADO DE EDUCAÇÃO RURAL (Espírito Santo). Projeto Político Pedagógico. Vila Pavão: CEIER, 2014d.

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; RAMOS, Marise; CIAVATTA, Maria (org.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. p. 83-105.

CIAVATTA, Maria. O trabalho docente e os caminhos do conhecimento: a historicidade da Educação Profissional. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.

CUNHA, Luiz Antônio. Educação, Estado e democracia no Brasil. São Paulo: Cortez, 2005.

GERMANO, José Wellington. Estado militar e educação no Brasil: 1964/85. Um estudo sobre a política educacional. 1990. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1990.

JESUS, José Pacheco de. A práxis pedagógica no Centro Estadual Integrado de Educação Rural: um estudo em educação do campo e agricultura familiar em Vila Pavão/ES. 2012. 245 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.

KOSÍK, Karel. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

LOBINO, Camila Ferreira. As entidades associativas não governamentais e o monocultivo de eucalipto no Espírito Santo. 2008. 201 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O manifesto comunista. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.

PRADO, Adonia Antunes. Ruralismo pedagógico no Brasil do Estado Novo. Estudos Sociedade e Agricultura, Rio de Janeiro, n. 4, p. 5-27, 1995.

RAMOS, Marise Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria.; RAMOS, Marise. (Org.) Ensino médio integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. RAMOS, Marise. Concepção do ensino médio integrado. 2007. Disponível em: http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/concepcao_do_ensino_medio _integrado5.pdf. Acessp em: 20 jul. 2018.

RAMOS, Marise. Filosofia da práxis e práticas pedagógicas de formação de trabalhadores. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 207-218, jan./abr. 2014.

RAMOS, Marise; MORATORI, Raquel. Uma reflexão sobre o conceito de cultura e sua relação com o trabalho e a ciência no projeto educativo. In: ALBUQUERQUE, Gregório; VELASQUES, Muza; BATISTELLA, Renata. Cultura, politecnia e imagem. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2017. p. 65-90.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. SIRVENT, Maria Teresa (org.). Educação comunitária: a experiência do Espírito Santo. São Paulo: Brasiliense, 1984.

SOUSA JUNIOR, Justino de. Omnilateralidade. In: PEREIRA, Isabel Brasil; LIMA, Julio César França. Dicionário da educação profissional em saúde. Rio de Janeiro: EPSJV, 2008. p. 284-292.

WOOD, Ellen Meiksins. As origens agrárias do capitalismo. Crítica Marxista, São Paulo, v. 50, n. 3, jul./ago. 1998.

Downloads

Publicado

23-01-2019

Como Citar

ALVES, João Batista Pereira; RAMOS, Marise Nogueira. Ensino médio integrado no campo: a experiência dos CEIERS - Centros Estaduais Integrados de Educação Rural do Espírito Santo (CEIER). Educação em Análise, Londrina, v. 3, n. 1, p. 27–50, 2019. DOI: 10.5433/1984-7939.2018v3n1p27. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/33481. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.