Projeto de letramento: ressignificando as práticas de leitura e escrita no 9º ano
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2025v20.e53029Palavras-chave:
Leitura e escrita, Projeto de letramento, Práticas sociais, IdentidadeResumo
Considerando a relevância da articulação entre as esferas escolar e comunitária, este artigo tem como objetivo discutir as implicações dos projetos de letramento no desenvolvimento e consolidação das habilidades de leitura e escrita, a partir de diferentes gêneros textuais, em situações reais de linguagem. A construção do conhecimento nos projetos de letramento é vista como um processo dialético, com a participação ativa dos agentes de letramento, considerando as necessidades reais dos alunos. O estudo baseia-se em estudos de letramento, como os de Street (2014), Kleiman (1995, 2000, 2004, 2005, 2007), em estudos sobre identidade de Stuart Hall (2006) e sobre projeto de letramento, de Oliveira, Tinoco e Santos (2014). A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, utilizando-se como proposição didática o “Projeto de Letramento: As vivências de uma comunidade ribeirinha”. Os resultados apontam que as ações desenvolvidas favoreceram a ressignificação das práticas de leitura e escrita no contexto social em que os alunos estão inseridos, proporcionando espaço para explorarem a própria história, o que fortaleceu o senso de pertencimento.
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