Há poesia no ensino remoto?

Um relato de experiência das atividades do projeto de extensão "Nas asas da leitura"

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2022v17.e46845

Palabras clave:

: Mediação da leitura literária. Poesia. Ensino Remoto.

Resumen

A pandemia causada pelo Covid-19 no ano de 2020 provocou mudanças para todos, principalmente no terreno da educação. Com a transposição do ensino presencial para o virtual, as ações didáticas passaram a funcionar de forma remota, exigindo que professores e alunos se adaptassem rapidamente às ferramentas multimidiáticas, para que o processo de aprendizagem não fosse interrompido indefinidamente. Assim aconteceu com o projeto de extensão Nas Asas da Leitura, que passou a ter suas atividades desenvolvidas de modo remoto, desde o planejamento de ações até a execução de experiências de leitura junto a uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública localizada na Campina Grande-PB. Nesse sentido, a partir de uma metodologia de viés bibliográfico (COSSON, 2009; PINHEIRO, 2018; ZUMTHOR, 2014; entre outros) e de pesquisa-ação, este artigo relata e analisa o exercício da mediação da leitura literária desenvolvido por um grupo de integrantes do projeto Nas asas da leitura, discutindo os percalços e as conquistas alcançadas durante o processo de docência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Chrisllayne Farias da Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Graduanda em Letras-Português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e integrante do Projeto de Extensão Nas Asas da Leitura. E-mail: chrisfariassilva@gmail.com

Erenice de Souza Lima , Universidade Estadual da Paraíba

Graduanda em Letras-Português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e integrante do Projeto de Extensão Nas Asas da Leitura. E-mail: ereniceslima@gmail.com

Citas

BENJAMIN, W. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história dacultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 197-221.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 15 dez. 2021.

BOSI, A. A interpretação da obra literária. In: BOSI, A. Céu, inferno: ensaios de crítica literária e ideológica. São Paulo: Editora 34, 2003. p. 461-479.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2009.

DALVI, M. A. Educação, literatura e resistência. In: MACEDO, M. S. A. N. (org.). A função da literatura na escola: resistência, mediação e formação leitora. São Paulo: Parábola, 2021. p. 17-43.

JAUSS, H. R. A história da literatura como provocação à teoria literária. Tradução de Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.

JOUVE, V. A leitura como retorno a si: sobre o interesse pedagógico das leituras subjetivas. Tradução de Neide L. de Rezende. In: ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. (org.). Leitura subjetiva e ensino da literatura. São Paulo: Alameda, 2013. p.53-65.

MARTINS, I. A literatura no ensino médio: quais os desafios do professor?. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006. p. 83-102.

PAULINO, G.; COSSON, R. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, R.; ROSING, T. M.K. (org.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009. p. 61-79.

PINHEIRO, H. Poesia na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2018.

TAUVERON, C. Direitos do texto e direitos dos jovens leitores: um equilíbrio instável. Tradução de Marcello Bulgarelli. In: ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. (org.). Leitura subjetiva e ensino da literatura. São Paulo: Alameda, 2013. p.117-129.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1986.

ZUMTHOR, P. Introdução à poesia oral. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

ZUMTHOR, P. Performance, recepção, leitura. Tradução de Jerusa Pires Ferreira, Suely Fenerich. 2. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

Publicado

2022-08-02

Cómo citar

NARO GUIMARÃES, K., Farias da Silva, C., & de Souza Lima , E. (2022). Há poesia no ensino remoto? : Um relato de experiência das atividades do projeto de extensão "Nas asas da leitura". Boitatá, 17(34), e022014. https://doi.org/10.5433/boitata.2022v17.e46845

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.