Performance poética e musical na Cantiga de Santa Maria 20: letra e música

Autores/as

  • Gladis Massini-Cagliari Universidade Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2019v14.e39223

Palabras clave:

Cantigas de Santa Maria, Ritmo, Melodia, Métrica

Resumen

Partindo do fato de que as músicas cantadas se baseiam em uma relação entre os níveis musical e linguístico, mediada pelo nível poético, este artigo objetiva analisar as estruturas métricas e melódicas da Cantiga de Santa Maria 20, de Afonso X, de modo a investigar contribuições que podem advir da consideração da notação musical, quando se busca, a partir das relações entre letra e música, perscrutar a performance poética e musical dos trovadores medievais. A análise desenvolvida aponta para hipóteses de possíveis utilizações estilísticas da relação entre proeminências rítmicas linguísticas e musicais, da silabação e de processos fonológicos a ela relacionados (elisão), do padrão acentual de um nome próprio específico, das rimas e da acomodação de versos não isométricos à melodia padrão das estrofes.

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Biografía del autor/a

Gladis Massini-Cagliari, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutora Unicamp. Professora UNESP

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Publicado

2019-11-19

Cómo citar

Massini-Cagliari, G. (2019). Performance poética e musical na Cantiga de Santa Maria 20: letra e música. Boitatá, 14(28), 62–86. https://doi.org/10.5433/boitata.2019v14.e39223