As toadas de bumba-meu-boi e o cantador no contexto da pós-modernidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2016v11.e31267

Palabras clave:

Bumba-meu-boi, Toadas, Pós-modernidade, Performance

Resumen

Reconhecer o lugar das toadas de bumba-meu-boi dentro do conjunto que envolve os discursos literários é entendê-las como gênero híbrido que faz cruzar sistemas semióticos relativos a som, ritmo e palavra. Tal como as canções, gênero que compreende a junção entre letra e melodia, as toadas têm seus alicerces na palavra que funciona como veículo de intervenção numa sociedade descentralizada e plural, como a atual sociedade de consumo. Este trabalho visa refletir sobre o lugar dessas expressões artísticas dentro do contexto da pós-modernidade e entender as projeções do sujeito cantador, que pela voz poética e pela performance constrói imagens. Recorremos aos estudos de Fredric Jameson para compreender as inserções desse poeta no conjunto das múltiplas dimensões da atual realidade, além das leituras de Paul Zumthor sobre a literatura oral, para entender as imagens manifestadas pela performance. As análises literárias de objetos discursivo-literários desta natureza abrem possibilidades que libertam os pontos de vista convencionais e dominantes para novos olhares que permitem mais relativizações e compreensões de ordens diferentes no mundo.

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Biografía del autor/a

Ludmila Portela Gondim, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Literatura pela Universidade de Brasília/ UnB. Professora do Colégio Universitário/ UFMA

Sylvia Helena Cyntrão, Universidade de Brasília

Pós-doutora em Literatura/ PUC-Rio. Professora do Departamento de Teoria Literária/ UnB

Citas

JAMESON. Fredric. Pós-modernismo: A lógica cultural do capitalismo tardio. Tradução Maria Elisa Cevasco. São Paulo: Ed. Ática, 2006.

ZUMTHOR, Paul. A Letra e a Voz. Tradução Amálio Pinheiro; Jerusa Pires Ferreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

Publicado

2016-12-11

Cómo citar

Gondim, L. P., & Cyntrão, S. H. (2016). As toadas de bumba-meu-boi e o cantador no contexto da pós-modernidade. Boitatá, 11(21), 257–267. https://doi.org/10.5433/boitata.2016v11.e31267

Número

Sección

Seção Livre