A literatura marginal e seus mecanismos de legitimação e consagração
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2016v11.e31258Palabras clave:
Literatura Marginal, Cultura da periferia, Espaços alternativos de divulgação literária,Resumen
Um dos temas que mais se tem destacado na narrativa brasileira contemporânea é a da representação da realidade marginal e periférica. O mais importante destas narrativas, que trazem para o centro da discussão os excluídos sociais, é o locus (além de geográfico, também espaço social e afetivo) de onde fala o autor (lugar de enunciação), bem como a intenção de criar um espaço de valorização da cultura da periferia. Por isso, a literatura marginal inscreve-se em um movimento de espectro cultural amplo, arrastando atrás de si a voz da periferia. É o caso do movimento 1daSul, fundado por Ferréz, bem como de outras instâncias de legitimação que promovem a circulação da produção literária marginal. São os diferentes instrumentos de conexão utilizados pelos autores marginais para promover a circulação dos seus produtos literários o que se propõe a discutir.
Descargas
Citas
FERRÉZ (Org.). Terrorismo literário. In: Literatura marginal: talentos da escrita periférica. Rio de Janeiro: Agir, 2005.
FERRÉZ (Org.). Os ricos também morrem. São Paulo: Planeta, 2015.
NASCIMENTO, Érica Peçanha do. Vozes marginais na literatura. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2009.
PATROCÍNIO, Paulo Roberto Tonani do. Escritos à margem: a presença de autores de periferia na cena literária brasileira. Rio de Janeiro: 7 Letras; FAPERJ, 2013.
PELLEGRINI, Tânia. A imagem e a letra. São Paulo: Mercado de Letras, FAPESP, 1999.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Altas literaturas. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
RESENDE, Beatriz. Contemporâneos: expressões da Literatura Brasileira no século XXI. Rio de Janeiro: Casa da Palavra/Fundação Biblioteca Nacional, 2008.
SCHOLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Ana Paula Franco Nobile Brandileone
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.