Literatura e cinema: as funções narrativas de Propp em duas do conta A bela adormecida e suas implicações para o contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2018v13.e35744

Palavras-chave:

Teoria literária. Conto. Adaptação cinematográfica.

Resumo

Os contos, independentemente de sua classificação, exercem e sofrem grande influência advinda do contexto cultural e social, uma vez que sua criação está diretamente relacionada a eles, devido originarem-se de tradições orais. Dessa maneira, as várias adaptações que são elaboradas levando em consideração as muitas transformações ocorridas no contexto do leitor dão provas de que eles são de extrema importância para a sociedade e para o ensino em ambientes escolares. Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo principal, analisar sob a ótica do modelo funcional de Propp para narrativas, a primeira versão do conto a Bela Adormecida, de Giambattista Basile cujo título era Sol, Lua e Tália e a última versão cinematográfica para o conto, Malévola, que apresenta roteiro de Linda Woolverton e direção de Robert Stromberg, e ainda, discutir uma forma de aplicação em sala de aula. A pesquisa desenvolvida se classifica como qualitativa de cunho bibliográfico. Para realizar a discussão utilizamos como abordagem teórico-metodológica no campo da pesquisa científica, os trabalhos de Bortone-Ricardo (2008), Fachin (2001) e Gil (1999), no campo da teoria literária, adotamos os estudos de Propp (2006), no campo do ensino da literatura, Souza e Cosson (s/d) e  Cosson (2009) foram os autores investigados.

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Biografia do Autor

Robervânia de Lima Sá Silva, Instituto Federal do Pará

Doutoranda pela UFT e professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará 

Érica de Cássia Mai, Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda na Universidade Federal do Tocantins – UFT e  técnica de Linguagens na Diretoria Regional de Educação de Araguaína DREA/SEDUC.

Zaline do Carmo dos Santos Wanzeler, Instituto Federal do Pará

Professora do IFPA

Referências

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Publicado

2018-12-15

Como Citar

Silva, R. de L. S., Mai, Érica de C., & Wanzeler, Z. do C. dos S. (2018). Literatura e cinema: as funções narrativas de Propp em duas do conta A bela adormecida e suas implicações para o contexto escolar. Boitatá, 13(26), 78–87. https://doi.org/10.5433/boitata.2018v13.e35744

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