A literatura oral: estratégias para afirmação da cultura afro-brasileira, africana e indígena
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2015v10.e31493Palavras-chave:
Implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08, Contação de histórias, Descolonização de representações, Afirmação identitária,Resumo
A importância da contação de história na esfera literária é significativa para a efetivação do artigo 26 A da LDB, alterado pela obrigatoriedade da Lei 10.639 de 2003 e modificado pela Lei 11.645 de 2008. As histórias transmitidas por meio da oralidade são um dos valores civilizatórios africanos ancestralmente compartilhados entre as pessoas pertencentes à comunidade. Elas são muito respeitadas, pois transmitem com dinamicidade os conteúdos essenciais para preservar as tradições que se reinscrevem na cena contemporânea, ressignificando-as através da recusa de certas continuidades curriculares e da incorporação de novos valores próprios da oratura4 das comunidades africanas e também possuem caráter similar na cultura dos povos indígenas. A literatura oral, ao abordar a temática étnico-racial e indígena, preservando valores, costumes, crenças e tradições colabora para a afirmação e representação identitária das/os alunas/os negras/os e indígenas. Considerando a esfera literária e a análise dos estudos, coletamos dados em uma escola estadual do bairro Tatuquara na cidade de Curitiba, Paraná, nas séries iniciais do ensino fundamental II, na qual o professor da disciplina de Arte utiliza a contação de história com suas turmas.
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