A literatura oral: estratégias para afirmação da cultura afro-brasileira, africana e indígena

Autores

  • Rita de Cássia M. Alcaraz Universidade Federal do Paraná
  • Aparecido Vasconcelos de Souza FATUM
  • Tânia Mara Pacífico Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2015v10.e31493

Palavras-chave:

Implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08, Contação de histórias, Descolonização de representações, Afirmação identitária,

Resumo

A importância da contação de história na esfera literária é significativa para a efetivação do artigo 26 A da LDB, alterado pela obrigatoriedade da Lei 10.639 de 2003 e modificado pela Lei 11.645 de 2008. As histórias transmitidas por meio da oralidade são um dos valores civilizatórios africanos ancestralmente compartilhados entre as pessoas pertencentes à comunidade. Elas são muito respeitadas, pois transmitem com dinamicidade os conteúdos essenciais para preservar as tradições que se reinscrevem na cena contemporânea, ressignificando-as através da recusa de certas continuidades curriculares e da incorporação de novos valores próprios da oratura4 das comunidades africanas e também possuem caráter similar na cultura dos povos indígenas. A literatura oral, ao abordar a temática étnico-racial e indígena, preservando valores, costumes, crenças e tradições colabora para a afirmação e representação identitária das/os alunas/os negras/os e indígenas. Considerando a esfera literária e a análise dos estudos, coletamos dados em uma escola estadual do bairro Tatuquara na cidade de Curitiba, Paraná, nas séries iniciais do ensino fundamental II, na qual o professor da disciplina de Arte utiliza a contação de história com suas turmas.

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Biografia do Autor

Rita de Cássia M. Alcaraz, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Letras – Português, Mestre em Estudos literários e Bolsista CAPES- pelo Programa de Doutorado da UFPR

Aparecido Vasconcelos de Souza, FATUM

Licenciado em Educação Artística - Artes Plásticas, (FAP-PR) Bacharel em Filosofia(FAVIC), Especialização em Educação especial - educação inclusiva(FINOM),atualmente faz especialização em contação de histórias na FATUM-Educacional.

Tânia Mara Pacífico, Universidade Federal do Paraná

Pedagoga do Estado. Mestre em Educação pela UFPR. Pesquisadora de Relações Raciais-NEAB/UFPR

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Publicado

2015-10-29

Como Citar

Alcaraz, R. de C. M., Souza, A. V. de, & Pacífico, T. M. (2015). A literatura oral: estratégias para afirmação da cultura afro-brasileira, africana e indígena. Boitatá, 10(20), 317–330. https://doi.org/10.5433/boitata.2015v10.e31493

Edição

Seção

Seção Livre

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