Literatura de cordel: interdisciplinaridade em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2007v2.e30892Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Literatura de Cordel.Resumo
O estudo teve como objetivo desenvolver um trabalho interdisciplinar, buscando resgatar a literatura de Cordel, mais conhecida no Nordeste brasileiro, e divulgá-la junto aos alunos do ensino fundamental da rede pública da cidade de Londrina. Considerando que esta modalidade de cultura se apresenta de várias formas, oral, escrita, declamada e cantada, entende-se que ela apresenta inúmeras possibilidades pedagógicas. Neste sentido, o trabalho proposto se deu em duas etapas. A primeira etapa composta por estudos bibliográficos, contextualização e caracterização do objeto. A segunda etapa composta por aplicação prática, com realização de oficinas junto aos alunos da 3ª e 4ª séries do ensino fundamental da Escola Estadual Newton Guimarães. Nestas oficinas foram abordadas diferentes perspectivas e possibilidades da literatura de cordel. A principal intenção do estudo era possibilitar aos alunos um mergulho literário, em um mundo repleto de personagens, ritmos, temas, imagens, rimas entre outros. Temas estes vindos de uma modalidade da literatura popular que pode ser muito bem aproveitado no âmbito pedagógico. Levar o Cordel para sala de aula implica em mostrar a vitalização do gênero cultural como ferramenta para didático na educação.
Downloads
Referências
ARAUJO, A.M. et al Cordel e comunicação. São Paulo: USP, 1971.
BATISTA, A. Literatura de cordel: antologia. São Paulo: Global, [19--]. V.2
BATISTA, S.N. Antologia da literatura de cordel.[S.1.]: Fundação José Augusto, 1997.
BOSSI. Alfredo. (org). Cultura Brasileira. Temas e situações. Séries Fundamentos. 4 ed. São Paulo: Gráficas Palas Athena, 2004.
CHAUÍ, Marilena. Cultura e Democracia: o discurso competente e outras falas. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
CHARLOT, Bernard. 2002.Formação de professores: pesquisa e política educacional.In: PIMENTA, S.G.; GHDIN, E (Orgs). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002. p. 89 - 108.
CURRAN, Mark J. A literatura de cordel: Antes e Agora. Disponível em: http://www.cervantesvirtual.com/index.shtml. Acesso em: 25 ag. 2006.
DUARTE, M.F.et al. Literatura de cordel. São Paulo: Global, 19-. V.. 1e 2
FAUSTO NETO, A. Cordel e a ideologia da punição. Petrópolis: Vozes, 1979.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda, 1910-1989. Minidicionário da língua portuguesa. 3.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.
LIMA, E. O. L. Folhetos de Cordel. João Pessoa: Ed. Universitária, 1978.
LIMA. Ariovaldo Viana (org.). Acorda Cordel na Sala de Aula: A Literatura Popular como ferramenta auxiliar na Educação. Fortaleza: Tupynanquim Editora, 2006.
LINHARES, Thelma R. S. A história da Literatura de Cordel. Disponível em: http://www.camarabrasileira.com/cordel101.htm. Acesso em: 8 mar.2006.)
LOPES, R. Literatura de Cordel: antologia. 2. ed. Fortaleza: BNB, 1983.
LUYTEM, J. M. O que é Literatura popular. São Paulo: Brasiliense, 1983.
MEYER, M. Autores de Cordel. São Paulo: Abril Educação, 1980.
MIZUKAMI, Mª da Graça Nicoletti. Ensino: As Abordagens do Processo. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.
PILLAR, Analice Dutra. Fazendo artes na alfabetização. 2. ed. Porto Alegre: Kuarup, 1987. 79p. (Série Alfabetização; 2).
PINHEIRO. Hélder. LÚCIO, Ana C. M. Cordel na sala de aula. São Paulo: Livrarias Duas Cidades, 2001. (Coleção literatura e ensino - 2).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Bruna B. S. Santana, Raimunda B. Batista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.