Dois momentos da dicotomia cidade/campo na literatura oral gauchesca
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2006v1.e30663Palavras-chave:
Regionalismo gaúcho, Literatura oral, Cancioneiro popular, Causos gauchescos, Cidade versus campoResumo
Estudo da dicotomia temática cidade versus campo, em dois momentos do Regionalismo gaúcho: na poesia do Cancioneiro popular, registrado pelo Cancioneiro Guasca de Simões Lopes Neto e Cancioneiro Gaúcho de Augusto Meyer, aproveitando a reflexão de Lucien Goldmann, sobre a transformação de valores na sociedade liberal moderna, na sua Sociologia do Romance, e na coletânea de Causos gauchescos dos Campos de Cima da Serra, os Causos do boi voador, utilizando o conceito de etnotexto de Jean Bouvier.Referências
BOUVIER, Jean Claude et al. Patrimônio oral e consciência cultural. In: Tradition orale et identité culturalle/problèmes et méthodes. Paris, CNRS, 1980.
CESAR, Guilhermino. História da literatura do Rio Grande do Sul. 2. ed. Porto Alegre: Globo, 1971.
JOLLES, André. Formas simples. São Paulo: Cultrix, 1976.
LOPES NETO, Simões. Cancioneiro guasca.Pelotas: Livraria Universal, 1910.
MEYER, Augusto. Cancioneiro gaúcho.Porto Alegre: Globo, 1956.
MEYER, Augusto. Gaúcho - História de um apalavra.Porto Alegre: IEL/SEC, 1957.(Cadernos do Rio Grande, Seção 3, n.1)
MOUZART, Idelete. Escritura da voz e memória do texto: uma abordagem da literatura popular brasileira. In: BERND, Zilá; MIGOZZI, Jacques. Fronteiras do literário: literatura oral e popular Brasil/França. Porto Alegre: Ed. UFRS, 1995. (Ensaios CPG – Letras I)
GOLDMANN, Lucien. A sociologia do romance. 2. ed. Rio: Paz e Terra, 1976.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International