A metodologia do Observatório dos Conflitos/Brasil y Uruguai: Ponto de partida da educação para justiça ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2023.v9.48859

Palavras-chave:

Conflito socioambiental, Educação Ambiental, Justiça Ambiental

Resumo

Este artigo apresenta o caminho metodológico usado pelo Observatório dos Conflitos do Extremo sul do Brasil. Este laboratório/ grupo de pesquisa consolidou uma metodologia de trabalho que tem servido como base para o desenvolvimento de várias pesquisas, que visam entender os conflitos socioambientais a partir da perspectiva dos grupos que lutam contra as injustiças socioambientais sofridas por eles. Além da pesquisas realizadas diretamente pelas/os pesquisadores do observatório, o esforço epistemológico destas/es serviu como aglutinador da discussão sobre a Justiça Ambiental nos territórios do extremo sul do Brasil e leste do Uruguai. Apresentamos neste artigo o atual momento de pesquisa, demonstrando o andamento do mapeamento em curso, bem como os esforços de integração dos mapeamentos realizados, e as potencialidades desta integração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACSELRAD, Henri. As Práticas Espaciais e o Campo dos Conflitos Ambientais. In: _____. (org.). Conflitos Ambientais no Brasil. Rio de Janeiro: Relume Dumará: Fundação Henrich Böll, 2004.

ACSELRAD, H., MELLO, C.C.A.; BEZERRA, G.N. O que é JUSTIÇA AMBIENTAL. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 50ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

LOUREIRO, Carlos F.B. Trajetórias e fundamentos da Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 2012.

MACHADO, Carlos RS. Os conflitos, a educação para a justiça ambiental e sua pedagogia. Reflexões e práticas desde o observatório dos conflitos. Boletín Senti-pensarnos Tierra, Educación ambiental y ecología política en clave latinoamericana y del Caribe. 2ª parte, Año 3, Agosto 2022 https://www.clacso.org/boletin-11-senti-pensarnos-tierra/, acesso 28/02/2023.

MACHADO, Carlos R.S.; MACHADO, Tainara F. O lobo (o opressor) em pele de cordeiro entre nós (os desiguais e diferentes): Os conflitos em Paulo Freire como contribuição aos processos educativos e produtivos. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, Edição especial XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, p. 60-78, 2017. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6893/ DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.6893

MACHADO, Carlos R.S.; SANTOS, Caio F.; ARAÚJO, Claudionor F.; PASSOS, Wagner V. (org.). Conflitos ambientais e urbanos – debates, lutas e desafios. Porto Alegre: Evangraf, 2013.

MACHADO, Carlos R.S.; SANTOS, Caio F.; BARCELLOS, Sérgio B. (org.). Conflitos ambientais e urbanos: pesquisas e resistências no Brasil e Uruguai. Rio Grande: Ed. da FURG, 2018.

MACHADO, Carlos R. S.; SANTOS, Caio F.; MASCARELLO, Marcela de A. (org.). Conflitos Ambientais e Urbanos: Casos do Extremo Sul do Brasil. Porto Alegre: Evangraf, 2015.

MACHADO, C.R.S., SANTOS, C.F., ARAUJO, C.F; PASSOS, W.V. Conflitos Ambientais e Urbanos: debates, lutas e desafios. 1ª de. Porto Alegre: Evangraf, v. 1, 2013.

MACHADO, C.R.S.; SANTOS, C.F. & MASCARELLO, M.A. (org.). Conflitos Ambientais e urbanos – casos do extremo sul do Brasil. POA: EVANGRAF, 2015.

MACHADO, C.R.S.; SANTOS, C.F.; SEGURA, A.; NETO, F.Q. V.; VARELA, L.; SILVA, M.J.; BARCELLOS, S.B.; LORIS, A.A.R.; GERHARDT, C.; LEITE, I.; SILVA, R.A.; FLEURY, L.C.; ROSA, G.K.; SILVA, R.H.; SILVA FILHO, C.B.; SANTOS, C.; PEREZ, F.; GABIN, N.E.F.; THOMPSON, D.; DELBENE-LEZAMA, L. (Org.). Conflitos ambientais e urbanos: pesquisas e resistências no Brasil e Uruguai. Rio Grande: EditoraFURG, 2018.

MACHADO, C.R.S.; SANTOS, C.F.; MORAES, B.; OLIVEIRA, C.; PUCCINELLI, V.; PASSOS, W.V.; MACHADO, T.F. (Org.). Conflitos ambientais e urbanos [recurso eletrônico]: Por uma educação para a justiça ambiental. 1ª de. Florianópolis SC: Tribo da Ilha, 2021. v. 4. 206p.

MORAES, Bruno E.; MACHADO, Carlos R.S. Os conflitos como momento de ruptura da hegemonia: Contribuições à sociologia e à Educação Ambiental a partir de Henri Lefebvre. NORUS – v4, n.6, p.116-137, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/NORUS/article/view/9246/6593. DOI: https://doi.org/10.15210/norus.v4i6.9246

RODRIGUES, Horacio R.S.; MACHADO, Carlos R.S. Refletindo a Educação Ambiental para a Justiça Ambiental a partir do discurso no conflito: as enchentes urbanas em Santa Rosa/ RS e a luta contra a barragem Garabi/Panambi. Tekoporá. Revista Latinoamericana De Humanidades Ambientales Y Estudios Territoriales, 4(2/1), 105-125, 2022. Disponível em: https://revistatekopora.cure.edu.uy/index.php/reet/article/view/181

SANTOS, Caio F.; ARAÚJO, Claudionor F.; PASSOS, Wagner V.; MACHADO, Carlos R.S. Conflitos no Centro da Educação Ambiental. In: MACHADO, Carlos R.S.; SANTOS, Caio F.; ARAÚJO, Claudionor F.; PASSOS, Wagner V. (org.). Conflitos ambientais e urbanos – debates, lutas e desafios. Porto Alegre: Evangraf, 2013.

SANTOS, Caio F.; MACHADO, Carlos R.S. Extremo Sul do Brasil: Uma Grande “Zona de Sacrifício” ou “Paraíso de Poluição”. In: MACHADO, Carlos R.S.; SANTOS, Caio F.; ARAÚJO, Claudionor F.; PASSOS, Wagner V. (org.). Conflitos ambientais e urbanos – debates, lutas e desafios. Porto Alegre: Evangraf, 2013.

SANTOS, Caio F. dos; GONÇALVES, Leonardo D.; MACHADO, Carlos R.S., “Educação Ambiental para Justiça Ambiental: Dando mais uns passos”. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v.32, n.1, p.189-208, 2015. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5016/3268/. DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.5016

SANTOS, Caio F.; LEMOS, Cíntia O.; OLIVEIRA, Juliana P.; MACHADO, Carlos R.S. Observatório dos Conflitos do Extremo Sul do Brasil - debate sobre a zona de sacrifício e os conflitos ambientais e urbanos. In: MACHADO, Carlos R. S.; SANTOS, Caio F.; MASCARELLO, Marcela de A. ORG. Conflitos Ambientais e urbanos: Casos do Extremo Sul do Brasil. Porto Alegre: Evangraf, 2015b.

SANTOS, Caio F. dos; MACHADO, Carlos R.S. Conflitos ambientais e urbanos: por uma educação para a justiça ambiental. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2021.

SANTOS, Caio F. dos. Educação Ambiental para a justiça ambiental – nem uma aspirina e nem um band-aid. In: SANTOS, Caio F. dos; MACHADO, Carlos R.S. Conflitos ambientais e urbanos: por uma educação para a justiça ambiental. p. 11-34. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2021.

Downloads

Publicado

29-09-2023

Como Citar

da Silva Machado, C. R., Souza Rodrigues, H. R., Waltzer, V., Souza Rodrigues, J. C., Silveira Garcia, R., dos Santos Serafim, G., … Silva da Silva, A. (2023). A metodologia do Observatório dos Conflitos/Brasil y Uruguai: Ponto de partida da educação para justiça ambiental. Geographia Opportuno Tempore, 9(2), e48859. https://doi.org/10.5433/got.2023.v9.48859

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.