A metodologia do Observatório dos Conflitos/Brasil y Uruguai: Ponto de partida da educação para justiça ambiental
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2023.v9.48859Palavras-chave:
Conflito socioambiental, Educação Ambiental, Justiça AmbientalResumo
Este artigo apresenta o caminho metodológico usado pelo Observatório dos Conflitos do Extremo sul do Brasil. Este laboratório/ grupo de pesquisa consolidou uma metodologia de trabalho que tem servido como base para o desenvolvimento de várias pesquisas, que visam entender os conflitos socioambientais a partir da perspectiva dos grupos que lutam contra as injustiças socioambientais sofridas por eles. Além da pesquisas realizadas diretamente pelas/os pesquisadores do observatório, o esforço epistemológico destas/es serviu como aglutinador da discussão sobre a Justiça Ambiental nos territórios do extremo sul do Brasil e leste do Uruguai. Apresentamos neste artigo o atual momento de pesquisa, demonstrando o andamento do mapeamento em curso, bem como os esforços de integração dos mapeamentos realizados, e as potencialidades desta integração.
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