FRIEDRICH RATZEL: A IMPORTÂNCIA DE UM CLÁSSICO

Autores

  • Wesley de Souza Arcassa Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2017.v3.31840

Resumo

Friedrich Ratzel ocupa um lugar de destaque entre os teóricos responsáveis pela institucionalização da Geografia, enquanto ramo autônomo do saber científico. Entretanto, uma significativa parcela de sua obra ainda não recebeu o tratamento merecido, pois interpretações equivocadas e distorcidas desenvolvidas por estudiosos não só da Geografia, contribuíram para que o autor fosse estigmatizado como determinista. Isso acabou por reduzir a utilização de algumas de suas ideias em muitos estudos científicos, o que evitou que uma parcela significativa do pensamento ratzeliano fosse melhor analisada e difundida. Assim, a análise exposta na sequência objetiva realizar uma revisão em torno de alguns aspectos da obra de Ratzel, procurando demonstrar em quais áreas do conhecimento científico este autor produziu estudos, bem como quais teóricos que lhe influenciaram. Além de abordar os períodos mais significativos de sua vida e o tipo de produção desenvolvido em cada um desses, investiga-se também a influência do período histórico vivenciado pelo autor perante suas concepções científicas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Wesley de Souza Arcassa, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina (UEL); Técnico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Referências

ANDRADE, Manuel Correia de. Geografia, Ciência da Sociedade: uma introdução à análise do pensamento geográfico. São Paulo: Atlas, 1987.

CAPEL, Horacio. Filosofia y Ciencia en la Geografía Contemporánea: uma introducion a la Geografía. 2. ed. Barcelona: Barcanova, 1983.

CARVALHO, Marcos Bernardino de. Ratzel: releituras contemporâneas. Uma reabilitação? Terra Livre. São Paulo: AGB, n. 13, 1997. p. 42-60.

CASTRO, Iná Elias de. Geografia e Política: território, escalas de ação e instituições. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

DEFARGES, Philippe Moreau. Introdução à Geopolítica. Lisboa: Gradiva, 2003.

FEBVRE, Lucien. La Tierra y la Evolucion Humana. México: UTEHA, 1955.

MENDOZA, Josefina Gómez; JIMÉNEZ, Julio Muñoz; CANTERO, Nicolás Ortega. El Pensamiento Geográfico: estúdio interpretativo y antologia de textos. 2. ed. Madrid: Alianza, 2002.

MIYAMOTO, Shiguenoli. Geopolítica e poder no Brasil. Campinas: Papirus, 1995.

MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia: pequena história crítica. 19. ed. São Paulo: Annablume, 2003.

______. Ratzel. São Paulo: Ática, 1990.

RATZEL, Friedrich. O Solo, a Sociedade e o Estado. In: Revista do Departamento de Geografia. São Paulo: USP/DG, n. 2, 1983.

VICENS VIVES, Jaume. Tratado General de Geopolítica. Barcelona: Vicens-Vives, 1951.

Downloads

Publicado

02-11-2017

Como Citar

de Souza Arcassa, W. (2017). FRIEDRICH RATZEL: A IMPORTÂNCIA DE UM CLÁSSICO. Geographia Opportuno Tempore, 3(1), 98–115. https://doi.org/10.5433/got.2017.v3.31840

Edição

Seção

Artigos