FRIEDRICH RATZEL: A IMPORTÂNCIA DE UM CLÁSSICO
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2017.v3.31840Resumo
Friedrich Ratzel ocupa um lugar de destaque entre os teóricos responsáveis pela institucionalização da Geografia, enquanto ramo autônomo do saber científico. Entretanto, uma significativa parcela de sua obra ainda não recebeu o tratamento merecido, pois interpretações equivocadas e distorcidas desenvolvidas por estudiosos não só da Geografia, contribuíram para que o autor fosse estigmatizado como determinista. Isso acabou por reduzir a utilização de algumas de suas ideias em muitos estudos científicos, o que evitou que uma parcela significativa do pensamento ratzeliano fosse melhor analisada e difundida. Assim, a análise exposta na sequência objetiva realizar uma revisão em torno de alguns aspectos da obra de Ratzel, procurando demonstrar em quais áreas do conhecimento científico este autor produziu estudos, bem como quais teóricos que lhe influenciaram. Além de abordar os períodos mais significativos de sua vida e o tipo de produção desenvolvido em cada um desses, investiga-se também a influência do período histórico vivenciado pelo autor perante suas concepções científicas.
Downloads
Referências
ANDRADE, Manuel Correia de. Geografia, Ciência da Sociedade: uma introdução à análise do pensamento geográfico. São Paulo: Atlas, 1987.
CAPEL, Horacio. Filosofia y Ciencia en la Geografía Contemporánea: uma introducion a la Geografía. 2. ed. Barcelona: Barcanova, 1983.
CARVALHO, Marcos Bernardino de. Ratzel: releituras contemporâneas. Uma reabilitação? Terra Livre. São Paulo: AGB, n. 13, 1997. p. 42-60.
CASTRO, Iná Elias de. Geografia e Política: território, escalas de ação e instituições. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
DEFARGES, Philippe Moreau. Introdução à Geopolítica. Lisboa: Gradiva, 2003.
FEBVRE, Lucien. La Tierra y la Evolucion Humana. México: UTEHA, 1955.
MENDOZA, Josefina Gómez; JIMÉNEZ, Julio Muñoz; CANTERO, Nicolás Ortega. El Pensamiento Geográfico: estúdio interpretativo y antologia de textos. 2. ed. Madrid: Alianza, 2002.
MIYAMOTO, Shiguenoli. Geopolítica e poder no Brasil. Campinas: Papirus, 1995.
MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia: pequena história crítica. 19. ed. São Paulo: Annablume, 2003.
______. Ratzel. São Paulo: Ática, 1990.
RATZEL, Friedrich. O Solo, a Sociedade e o Estado. In: Revista do Departamento de Geografia. São Paulo: USP/DG, n. 2, 1983.
VICENS VIVES, Jaume. Tratado General de Geopolítica. Barcelona: Vicens-Vives, 1951.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Wesley de Souza Arcassa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado