VOZES DA PRISÃO: EXPERIÊNCIAS E RELATOS DE ABUSADORES SEXUAIS NO INTERIOR DO SISTEMA CARCERÁRIO EM RONDÔNIA-BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2021.v7.44839

Palavras-chave:

Fenomenologia. Violência Sexual. Território do medo,

Resumo

Abusadores sexuais ao adentrarem no sistema carcerário, experimentam um território de medo, insegurança e violência, por parte de outros detentos que não toleram crimes de tal natureza. Diante disso, o presente estudo faz uma análise a partir das experiências de três agentes penitenciários e dois albergados condenados por crime de abuso sexual, com o objetivo de analisar a receptividade e o convívio dos abusadores sexuais no interior do sistema carcerário, bem como, compreender se existe alguma ligação entre a prática do crime e a vida dos aprisionados no decorrer de suas formações subjetivas. A pesquisa é de natureza qualitativa, com uso do método fenomenológico e das técnicas de entrevista e aplicação de questionário aberto. Concluímos que ambos os entrevistados negam a prática do crime, mesmo sendo condenado, fato este, alertado pelos agentes penitenciários em momento anterior a entrevista com os sujeitos. Descrevem o território do cárcere e suas experiências como parte de suas vidas que não desejam recordar. Relatam ter sofrido algum tipo de violência quando crianças, o que não justifica a reprodução dos atos aos quais foram condenados, mas não excluímos a hipótese de interferência na formação de suas subjetividades.  

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

DANÚBIA ZANOTELLI SOARES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

Doutoranda em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia-UNIR, sob a linha de pesquisa: Território e Sociedade na Pan-Amazônia - TSP. Mestra em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia-UNIR. Membra do Grupo de Pesquisa em Geografia: "Mulher e Relações Sociais de Gênero - Gepgênero" Coordenado pela Profa. Dra. Maria das Graças Silva Nascimento Silva; Membra do Grupo Experimental de Pesquisa: Diálogo Hídrico Multidisciplinar, sob a coordenação da Profa. Dra. Nubia Débora Araujo Caramello. Graduada em Geografia pela FIAR- Faculdades Integradas de Ariquemes (2009). Especializada em Gestão Ambiental pela FIJ-Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2010). Atualmente integra o quadro docente efetivo da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia.

Referências

ARENDT, H. Sobre a Violência. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994.

BACHELARD, G. A poética do espaço. Trad. Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

BERNARDES, G. D. In: Pesquisa Qualitativa: aplicações em Geografia. (Org.) Vera Lúcia Salazar Pessôa, Aldomar Arnaldo Rückert Julio Cesar de Lima Ramires. – Porto Alegre: Imprensa Livre, 2017. 568p.

BOLLNOW, O. F. O homem e o espaço. Curitiba. Editora da UFPR. 2008.

BOURDIEU, P. A dominação masculina. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2012, 160p.

BRASIL. Análise epidemiológica da violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil, 2011 a 2017. Secretaria de Vigilância em Saúdes/ Ministério da Saúde. Volume 49, Nº 27, Jun. 2018.

BUTTIMER, A. Aprendendo o dinamismo do mundo vivido. In: CHRISTOFOLETTI, A (Org.). Perspectivas da Geografia. São Paulo: Difel, 1982.

CHAUÍ, M. Participando do debate sobre mulher e violência. In: Várias autoras, Perspectivas Antropológicas da Mulher, nº 4, Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1985, pp.25-62.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão; Petrópolis, Vozes, 1987. 288p

HUSSERL, E. Ideias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica. 2ª ed. São Paulo: Ideias & Letras, 2006.

INFOPEN/RO. Secretária do Estado de Justiça de Rondônia. Quantitativo de Custodiados por Regime de Cumprimento de Pena e Benefícios. Disponível em: http://www.rondonia.ro.gov.br/sejus/institucional/infopen/infopen-2020/. Acesso em 17 de jun. de 2020.

KUHN, T. A Estrutura das Revoluções Científicas. 10ª. ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.

MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil, 2008.

PETRZELOVÁ, J. El Abuso Sexual De Menores y El Silencio Que Los Rodea. Madrid: Plaza y Valdés, 2013. 171 p.

POPPER, K. R. Conjecturas e refutações: o progresso do conhecimento científico. Brasília: Editora da UnB. 1980.

POUPART, J.. A entrevista de tipo qualitativo: considerações epistemológicas, teóricas e metodológicas. In: POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008, p. 215-252.

RAFFESTIN, C. Por uma geografia do poder. Trad. Maria Cecilia França. São Paulo: Ática, 1993. 269 p.

SAFFIOTI, H. I. B. Violência de gênero no Brasil atual. Estudos Feministas, ano 2, 444, 2° semestre 94, p. 443- 461, 1994.

SILVA, J. M. Fazendo geografias: pluriversalidades sobre gênero e sexualidades. (Org.): Geografias subversivas: discursos sobre espaço, gênero e sexualidades. Ponta Grossa, PR: TODAPALAVRA, 2009.

TUAN, Yi-Fu. Geography, Phenomenology and the Study of Human Nature. The Canadian Geographer, v. 15, n. 3, p. 181-192, 1971.

________. Paisagem do Medo. Traduzido por: Lívia de Oliveira. São Paulo: UNESP, 2005.

Downloads

Publicado

29-12-2021

Como Citar

ZANOTELLI SOARES, D. (2021). VOZES DA PRISÃO: EXPERIÊNCIAS E RELATOS DE ABUSADORES SEXUAIS NO INTERIOR DO SISTEMA CARCERÁRIO EM RONDÔNIA-BRASIL. Geographia Opportuno Tempore, 7(2), 45–66. https://doi.org/10.5433/got.2021.v7.44839

Edição

Seção

Artigos